– É falsa a mensagem que está girando em todo o Brasil, nos aplicativos dos dispositivos eletrônicos, anunciando que o Sebrae está recrutando pessoas para emprego. Leia as orientações do SEBRAE e evite o golpe –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O Sebrae disparou, na manhã desta segunda-feira, 21, uma nota por meio dos dispositivos eletrônicos, alertando para um golpe que está sendo operado por criminosos digitais, usando a função dos gerentes, nome e a marca da instituição.
Leia o conteúdo da mensagem oficial, na íntegra:
Atenção! O Sebrae não oferece oportunidades de trabalho via SMS, WhatsApp, Telegram ou grupos em redes sociais. Caso você receba mensagens com esta informação, não clique em nenhum link e não compartilhe seus dados. Por favor, denuncie!
Saiba mais sobre golpes como este: www.sebrae.com.br/parece-golpe
Como trabalhar no Sebrae:* https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/trabalhe_sebrae
Fale com a gente: www.sebrae.com.br/atendimento
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
#AlertaSebrae #GolpesnaInternet #Fraude
De acordo com o gerente do Sebrae, Regional Irecê, Edirlan Souza, ele recebe em média 5 mensagens diariamente sobre pedidos de empregos falsamente anunciados pelos criminosos, que buscam acessar os dados pessoais das vítimas e até mesmo contas digitais, conta bancária e outros ambientes virtuais privados.
Para sensibilizar as possíveis vítimas, os operadores da FAKENEWS estão utilizando o seguinte conteúdo em todo o Brasil:
“Olá, sou o Gerente Geral do Sebrae e atualmente estou recrutando uma equipe de meio período. Salário mensal: 1000 – 5000 contato whatsapp +5511969356667
Clique no link abaixo para consultar o gerente: wa.me/5511969356667
Lembre amigável: responda o número “1” duas vezes, clique no link para adicionar um administrador ou copie-o para o navegador para abrí-lo!!”
O texto utilizado pelos golpistas foge totalmente das características utilizadas pelo Sebrae. Para começo de análise, o link golpista não usa em nenhum momento o nome da entidade.
NÃO CAIA NO GOLPE, SE INFORME
Importante lembrar: toda vez que você receber este tipo de mensagem, antes de qualquer ato, ligue 0800 570 0800 que o Sebrae te dar todas as informações corretas.
Veja prints dos conteúdos utilizados pelos criminosos: