– De um lado a ‘Cidade do São João’, do outro, a ‘Vila Caraíbas’, cenográfica, com intensa programação raiz, forró pé de serra, danças de quadrilhas, comidas e bebidas típicas das tradições juninas. Um roteiro mais intimista, envolvendo diferentes gerações –
DA REDAÇÃO – Cultura&Realidade
Para além dos palcos principais, “Professor Jorge Rodrigues” e o “Barracão Zé Bigode”, o São João de Irecê também é marcado pela memória do “São João raiz”, na ‘Vila Caraíbas’, uma estrutura cenográfica, idealizada pelo professor Solon Barreto, que há 8 anos resgatou e manteve evidente as tradições dos festejos juninos, com o autêntico forró pé de serra, danças de quadrilhas, trança fita, casamento na roça, comidas e bebidas típicas e outras programações clássicas, que vem sendo fortalecidas.
Sob a coordenação do secretário Cézar Damásio, este ano a Vila Caraíbas ganhou melhor estrutura sonora e programação. “É a parte que toca a alma de muita gente, reunindo diferentes gerações no mesmo espaço, das crianças aos idosos. É um momento fascinante dos festejos”, destacou o secretário.
Para quem quer curtir uma programação em família, a Vila Cenográfica é a melhor opção. Além de música, dança e teatro, tem comidas típicas, parque infantil e atrações para a criançada. Luzes adornadas com cestas de palha e fitas, coloridas barraquinhas de comidas e bebidas, capela, música ao vivo, apresentações de quadrilhas juninas e parque infantil são alguns dos muitos atrativos da Vila no São João de Irecê deste ano, à disposição do público à tarde e início da noite, tendo, como principal momento diário, o período compreendido entre as 17h e 20h.
A comerciária Maria dos Anjos, aproveita o local com o filho de 4 anos, que está encantado com a decoração e com a constante movimentação. “Pra gente, tem sido uma oportunidade incrível”, afirma a mamãe. Verbênia Cordeiro deixa o neto de 8 anos se esbaldar no parquinho gratuito, enquanto ela mesma curte as outras atividades oferecidas pela vila. “Foi muito bem pensado porque oportuniza a diversão para as crianças que estão de férias e acontece num bom horário para os idosos”, diz.
O bom movimento é sentido por comerciantes locais como Edileia Fontes Rocha, da barraca Licor e Caldos Tia Leia. “Está bem interessante, com a presença de pessoas idosas, a participação de crianças e muitos turistas chegando na cidade”, conta ela. Ranyel Oliveira, da 77 Burgueria, concorda com a colega e acrescenta: “O movimento está bem bacana mesmo, e a expectativa é que só melhore. O público é de tudo um pouco e o espaço está bem organizado”.
A Vila Cenográfica tem programação até o início da noite deste domingo, 23. Vale a pena conferir.
Da Redação – Texto base e imagens da Ascom/PMI