– A Rede Municipal de Ensino de Irecê iniciou o ano letivo esta semana, com as atividades de planejamento, a partir da avaliação, reflexão e foco na formação humana inclusiva –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
A Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Irecê ocorreu esta semana, em evento híbrido, gerado pela rádio/TV Caraíbas FM e transmitido pela rádio WEB Barriguda, do próprio órgão educacional, direto do Caraíbas Hall, para os profissionais e convidados das 36 comunidades escolares e foi marcada por intensas atividades na construção do planejamento para este ano letivo.
O acolhimento contou com apresentações culturais dos professores Ney Lagoa, Odair, Ziza, Ícaro, Daniel e Joanderson, dos ambientes de música das escolas e falas das autoridades e técnicos, seguidas de palestras, minicursos e mesas temáticas, que refletiram debates sobre o “Currículo por ciclo de formação humana: um olhar especial na educação inclusiva 2023”.
O cerimonial coordenado pela Professora Imária Rocha, promoveu apresentações dialógicas com poesia e depoimentos de usuários e servidores da rede, resultando em fortes emoções no início da programação, impactada por uma sequência de atos bastante significativos.
Foram apresentados três vídeos, uma entrevista do secretário de educação, Professor Agnaldo Freitas com a Professora Cláudia Lima, apresentando o papel, os serviços e os resultados do Cermult, no processo da formação humana inclusiva. Duas exibições audiovisuais institucionais reforçaram as falas, mostrando os serviços realizados e depoimentos de mães, felizes com os resultados dos serviços ofertados às famílias de alunos especiais, dando testemunhos das melhorias das aprendizagens, da valorização humana e qualidade de vida proporcionados.
Em sua fala, o Professor Agnaldo Freitas fez um balanço síntese dos desafios enfrentados, das superações e avanços durante os últimos seis anos em que lidera a equipe da educação no município de Irecê. Veja seu discurso na íntegra ao final desta matéria.
Visivelmente emocionado, o prefeito em exercício Erício Batista (PT), ressaltou a importância do trabalho realizado pelos profissionais de ensino da Rede Municipal. “Estou bastante feliz e emocionado com os resultados do trabalho desenvolvido até aqui, deixando evidente que o nosso governo, liderado pelo Prefeito Elmo Vaz, mais do que obras, está fazendo uma gestão que humaniza, que inclui pessoas e isso tem um reflexo potencialmente positivo para toda a sociedade”.
O ciclo de palestras e atividades técnicas tiveram início com a conferência do Neuropediatra Doutor Rubens Wajnsztejn, professor da Universidade de São Paulo (USP), que explanou sobre “Transtorno do neurodesenvolvimento: um olhar clínico e terapêutico no ciclo da infância e da adolescência”.
À tarde, a jornada seguiu com minicursos e mesas redondas temáticas, envolvendo um olhar sobre o Plano Político Pedagógico (PPP) e a temática da inclusão no âmbito da alfabetização, tecnologia, ambientes da aprendizagem, linguagens curriculares, socioambiental e as salas multifuncionais.
GALERIA DE FOTOS
(Fotos: André Ambrósio e Jefferson Maciel)
DISCURSO DO SECRETÁRIO AGNALDO FREITAS, NA ÍNTEGRA
Caro Prefeito, Erício Batista, Caro subsecretário Osvaldo Alves , Caro vereador, amigo Fabiano Bia, Cara Claudia Maria, coordenadora tec. de Educação Especial, Cara Dra. Ana Luiza Silveira, Defensora Pública, Caros Diretores da Rede, hoje recebendo nossos professores nas escolas, Caros professores (as) diretores (as) coordenadores (as) e demais colaboradores da Educação de Irecê, Prezados colaboradores da Secretaria de Educação…
Eu poderia começar minha fala assim…
Nada do que foi será do que do jeito que já foi um dia…
Diga que valeu!!
Juntos somos mais fortes…
Contudo, quero trazer 1 Cor. 13, 1, “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine; 2, E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria; 3, e ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria; 4, o amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece; 5, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta; 8, o amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9, porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10, mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado; 11, Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino; 12, porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido; 13, agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”
Esse amor tem nos movido desde 2017 quando juntos assumimos a Secretaria de Educação e trouxemos como tema: “Por uma educação humanizada e sustentável”, fomos mal interpretados por uns, mas nossa crença é que nos move e fez de 2017 o nosso alicerce para chegarmos até aqui.
Desafios não nos faltaram e com isso continuamos na luta, na busca, na procura de respostas para nossas indagações e reflexões. Foi um ano produtivo onde o quebra-cabeça literal de jornada nos moveu por todo ano. E o calendário chegou ao fim UFA!
2018, quadra da Escola ACM e lá estávamos, cheios de ansiedade e a certeza que toda trama orquestrada para a Jornada seria mais um dos desafios que teríamos neste ano. E logo veio a emblemática campanha salarial que em dado momento abalou com a nossa energia, mas não com a nossa vontade de prosseguir na busca por mudanças necessárias para a Rede. O ano acaba com vitórias, derrotas, ganhos e perdas.
Nos fortalecemos com a chegada de 2019 e a expectativa com as comunidades em aprendizagem que culminariam com o nosso 1º IDEB. Nos fortaleceram. Conseguimos!! Conseguimos sair de 5,1 para 5,9 e reduzir a evasão de 3,1 para 0,9, que desafio! Que alegria! Que vitória!! Esse ano foi produtivo e fortalecedor para chegarmos firmes em 2020.
2020 foi o ano de novas eleições, de enfrentamento de conclusão de gestão, de projetos futuros, de dúvidas!!! E quem veio? A COVID-19, a Pandemia!
Vivemos todos os desafios de uma educação que não conhecíamos!! Híbrida, diferente, desafiadora, complicada, intrigante. Mas precisávamos vencer, aprender, ensinar e aprender!! E no meio de tudo isso uma eleição para ganhar. Ganhamos com a aprovação de 20.427 ireceenses, fato este que nos obrigava a decidir continuar ou não na condução desta Educação que queremos, desejamos, merecemos e sonhamos para nossos alunos.
Ano de perdas familiares, medos, angústias, sonhos foram enterrados e desafios ressuscitados!! Sonhar é preciso!!
Com a chegada de 2021 ressuscitamos a vontade de implantar em toda a Rede a nossa proposta por Ciclo de Formação Humana e assim fizemos com muita determinação e coragem! A proposta nos desafiou a fazermos uma mudança radical na Rede aplicando a tão sonhada/questionada reserva técnica. E ganhamos o prêmio Cidades Excelentes (Da TV Bandeirantes)…
A vitória, a busca, o estudo e fazer e refazer, dominaram esse ano. Ano novo, vida nova! E assim chegou 2022. E com ele a maior de todas as lutas da nossa categoria que foi o reajuste salarial de 33,24% conforme a lei. Foi difícil, reuniões, assembleias, entrevistas e mal entendidos, contudo estamos entre os 30% dos municípios que honraram com o reajuste apesar da insatisfação de alguns.
E mais um desafio foi posto para nós, a prova SAEB frente à pandemia não foi fácil, mas com o trabalho incomparável dos professores, diretores, coordenadores, conseguimos nos manter no patamar de 5,8 nos Anos Iniciais perdendo apenas 0,1 décimo. Vencemos mais uma vez!
Cidades Excelentes!! Fomos todos especiais durante estes 6 anos: Professores, diretores, coordenadores, pais e alunos e com a chegada de 2023, nosso olhar como Ciclo de Formação Humana, se dá de forma Especial na Educação Inclusiva (investimentos 90,55 do FUNDEB dos 70% e 25,66% MDE – MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO). Fica aqui a esperança de que consigamos este ano continuar promovendo Educação de qualidade inclusiva e que vejam no outro, a possibilidade de construção de um país melhor para todos.
Obrigado Prefeito Elmo Vaz pela confiança nestes 6 anos à frente da Secretaria.
Obrigado prefeito Erício Batista pelo apoio incondicional de sempre!!!