– Com ampla representação política do governo estadual e federal, bairros e povoados de Xique-Xique, a médica Dra. Simone Cosmo tem seu nome lançado como pré-candidata a prefeita, com apoio dos principais partidos de oposição: PT, PCdoB, Psol, PV, PSB, PSD e Podemos –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
“Um dos maiores eventos políticos de início de pré-campanha da história de Xique-Xique”. Esta foi a avaliação do aposentado Valmir Almeida, 80 anos, que participou do ato de lançamento da pré-candidata a prefeita de Xique-Xique, Dra. Simone Cosmo, na manhã deste sábado, 20, no espaço “Coqueiral – Lucamdam Eventos”, que não coube as mais de 1.000 pessoas que lá estiveram.
Com o tema “Unir para mudar e desenvolver”, Dra. Simone foi aclamada por uma plenária empolgada que disputou cada passo, abraços e fotos, fazendo demorar a sua chegada ao palco do evento.
Acompanhada da caravana do governador Jerônimo Rodrigues, que esteve representado pelo secretário da casa civil, o deputado federal licenciado Afonso Florence e das deputadas Ivoneide Caetano e Neusa Cadore, do presidente estadual do PT – Partido dos Trabalhadores Eden Valadares, suplentes e representantes de vários outros deputados e dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, e ao lado do empresário João Macêdo, a pré-candidata deu uma demonstração de força política e conhecimento a respeito dos problemas do município.
Frente ao público com caravanas de bairros e povoados, ela destacou, em seu pronunciamento o resultado desastroso de quase meio século de comando político da família Braga, frente à prefeitura do município, como o crescimento da mortalidade infantil, aprofundamento da pobreza, analfabetismo ainda existente, quando não, a baixa escolaridade da população, falta de oportunidades de emprego, melhores condições de renda, falta de estradas, pavimentação e serviços de saúde deficientes.
Dra. Simone ressaltou que “a população necessitada deve continuar recebendo o apoio social do governo, mas é preciso gerar oportunidades para que as famílias possam ter condições de aumentar a renda e melhorar de vida”. De acordo com a pré-candidata, dos 44.757 habitantes de Xique-Xique, 39.294 estão cadastradas no CADÚNICO da Assistência Social e destas, 32.439 receberam algum auxílio financeiro do Governo Federal, no ano de 2023 e cerca de 62% da população vivem com renda de até um Salário Mínimo, incluindo-se aí, 52% da população que sobrevivem com renda inferior a Meio Salário Mínimo.
Ela destacou ainda que 80,23% da população não superaram o Ensino Básico e 55% não passaram do Ensino Fundamental, 5% da nossa população não lê nem escreve e atualmente, segundo o IBGE, 3,1% das crianças estão fora das salas de aula. “Isso é inaceitável!”, disse, ressaltando que nenhuma criança deve estar fora das salas de aula. “O maior patrimônio de uma pessoa é o conhecimento e a educação é a porta de entrada dos saberes essenciais para a vida, para o desenvolvimento”, afirmou.
Além da falta de oportunidades de emprego e deficiência formativa no município, Dra. Simone também chamou a atenção para o crescente índice de mortalidade das crianças. Ela informou em seu discurso, que nos últimos anos vem crescendo a quantidade da mortalidade infantil. “Em 2019, ano da pandemia, ocorreram 10,34 mortes por 1.000 crianças nascidas, em 2020 este número foi a 11,68; em 2021, foram 20 e o índice voltou a subir em 2022, dobrando com relação a 2019, chegando a 22,36 crianças.”
Ao concluir o seu pronunciamento, Dra. Simone enfatizou que “estes são os principais e desastrosos resultados promovidos por uma família que predomina o poder na prefeitura de Xique-Xique há quase meio século. Romper com esta história e inaugurar a era do desenvolvimento em Xique-Xique, esta é uma das mais importantes mudanças que precisamos promover. Necessitamos urgentemente estimular oportunidades de emprego e melhoria de renda, nossas crianças precisam parar de morrer e todas tem de estar na escola. Para isso, conclamo todas as pessoas que querem ver Xique-Xique a prosperar, a nos unir, para promover as mudanças e o desenvolvimento que Xique-Xique precisa”, concluiu.