– Durante o Congresso Municipal do PSB, em Irecê, o prefeito Elmo Vaz falou das 40 metas que sonha realizar na sua gestão e sobre o seu futuro político –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade – Por Juliano Ferreira* e João Gonçalves
O Congresso Municipal do PSB ireceense foi marcado por expectativas de um possível anúncio do prefeito Elmo Vaz para disputar as eleições de 2022 como deputado federal. Com as presenças das deputadas Lídice da Mata (federal) e Fabíola Mansur (estadual) e de todas as representações da agremiação existentes no Território de Identidade de Irecê, além de vereadores, secretários municipais e lideranças de outros partidos, como do PTB, PT, REDE, PCdoB e Podemos, o encontro foi marcado pelo anúncio de 40 novas metas pretendidas pelo prefeito.
Com uma base de sustentação no parlamento municipal de 14 dos 15 vereadores que compõem a atual Câmara, sendo dois deles eleitos pela oposição, o prefeito Elmo Vaz experiencia um dos momentos mais importantes da política local, com uma invejável estrutura de poder, jamais vista em toda a história política e administrativa do município, fruto de uma bem engendrada e matemática articulação político-partidária.
O ex-prefeito Zé das Virgens foi um dos oradores, que fez um apanhado histórico da evolução política do atual prefeito, relembrando alguns processos desta construção. As deputadas presentes destacaram a importância do projeto político desenvolvido pelo prefeito Elmo Vaz, que já se destaca não apenas na região de Irecê, alcançando reflexões em outras regiões do estado, pelo excelente desempenho, reforçando o orgulho das mesmas em tê-lo no quadro de filiados do PSB. “Irecê se tornou a capital da região de Irecê”, mencionou Lídice.
O Secretário de Agricultura da Bahia, João Carlos (PSB) também presente no evento, anunciou a construção de um abatedouro de aves com capacidade para abater 5 mil aves por dia com investimentos de R$ 2 milhões de reais.
“Sempre foi amor!”
“Não estou afirmando que concluirei as 40 metas em meu Governo, mas 60% já está em algum nível de execução, ou licitada, ou planejada, ou em início de obras, ou em discussão”, disse, entusiasmado.
O prefeito ressaltou, também, sobre os próximos passos políticos. Quanto às indagações sobre uma possível preparação do seu sucessor, ele foi bastante aplaudido em esclarecer: “Não, não estou preparando um sucessor, estou preparando o povo para escolher o sucessor!”
Sobre a expectativa de que ele pudesse passar o bastão ao vice-prefeito Erício Batista, para concorrer ao cargo de deputado federal em 2022, ele disse que este não é o momento. “Não vou dizer que desta água não beberei, mas agora tenho compromisso com quem me elegeu, tenho compromisso com o povo de Irecê”, afirmou, reforçando que “uma decisão dessa precisaria conversar bastante com minha família, principalmente minha esposa, com o Partido, com a presidenta Lídice da Mata e o conjunto de pessoas que fazem parte do nosso projeto político. Eu tenho uma missão, concluir o que comecei”, pontuou Vaz.
O evento, que manteve o ex-vereador Arestides Dourado Junior como presidente da Comissão Municipal, ocorreu no salão de eventos do Fiesta Baiana Clube Hotel, na última quinta-feira, 9.
*Jornalista em Multimeios