– Com o tema “Uma viagem intercultural e inclusiva”, a Praça Chico Mendes em Irecê vai receber entre os dias 5 a 7 de outubro mais um Encontro Literário, que nesta edição, homenageia o escritor ireceense Jackson Rubem –
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade
Serão três dias intensos de muita arte e cultura. Os mais populares símbolos de linguagens da literatura estarão bradando naquela praça, que fica ao lado da “Cidade do São João”… lembra? Aquela que recebeu, em junho, a vila cenográfica chamada Caraíbas, a origem, onde “rufaram” as zabumbas, os triângulos, os pandeiros e as sanfonas dando sentido ao autêntico forró pé de serra, marca dos tradicionais festejos juninos.
E é lá que vamos ter mais folias que nos levam a refletir e respirar, a arte inspiradora. Contações de histórias, poesias, dança, música, teatro… haja fôlego. Tá tudo lindo e vai começar nesta quinta-feira, 5, a partir das 19h. Encontros familiares de milhões (para entrar na moda, aqui).
Na abertura, haverá um momento especial com toda a arte e poesia de Jackson Costa, o já quase ireceense, com belíssimas passagens pela nossa cidade, com seu talento e alegria, apresentando o “Sarau do Poeta”. O compromisso da organização é que vai começar no horário marcado, em ponto: às 19h.
Há, também, a esperada participação do escritor Tino Freitas, premiado nacional e internacionalmente. Aliás, participações. Ele se fará exibido em dois momentos especiais. Primeiro ele vai com “Um chamado palavra também é brinquedo”, onde pretende expressar a alegria que flui junto com a sua capacidade literária, em seus livros para crianças. E o outro é em uma conversa chamada “mediação de leitura como instrumento de formação do leitor na comunidade”, palestra especialmente preparada para este encontro, fruto de parceria com o Instituto Brasil Solidário, “que tem um trabalho incrível de semear biblioteca e literatura por todo esse Brasil”, diz ele, em uma prévia.
Mas o encontro não para por aí: tem João Vítor estreando o ‘Bistrô literário’, a participação de Zé Livrório e show de Alexandre Leão, para fechar o encontro com chave de ouro. Mas antes disso, tem o nosso Jackson Rubem.
O HOMENAGEADO
Público – No encontro haverá espaços para contemplar todos os públicos, desde bebês, a crianças, adolescentes e jovens até o público adulto e idosos com lançamento de livros e bate-papo com autores, contação de histórias, danças, teatro, música, dentre outras tantas linguagens das artes em espaços recreativos.
O QUE VAI TER NO ENCONTRO
A FALA DO SECRETÁRIO
Para Agnaldo Freitas, Secretário de Educação de Irecê, o tema do Encontro Literário é reflexo de uma agenda que vem desde a Jornada Pedagógica, cujas temáticas propostas é a culminância dos trabalhos da Rede Municipal deste ano. “O nosso aluno especial tem direitos e a gente precisa respeitar esses direitos, pois cada um dentro da sua limitação ou condição física ou psicológica tem que ser respeitado, na sua singularidade e na sua individualidade. A escola precisa fazer isso e nós temos feito da melhor maneira possível. Então, o encontro vai abordar estes temas de forma bem lúdica e bem contextualizada”, pontuou.
Encontro com o Festival de Música e de Calouros
Criado com o objetivo de oportunizar os talentos da região, a grande final do Festival de Música e Calouros de Irecê – Femuci vai acontecer dentro da programação do Encontro Literário e já damos aqui um bom spoiler. Victor Gabriel e Kettly Vitória estarão no palco, ambos com 13 anos, ambos das escolas públicas de Presidente Dutra-BA, município localizado a 20Km de Irecê.
Victor Gabriel gosta de cantar desde muito cedo. Ele mora no Povoado de Ramos, onde estuda o 8º ano na Escola Municipal Ricarte João Machado, superou com bom desempenho todas as etapas, até chegar à finalíssima desta 6ª edição do Festival. Saiba como ele avaliou este momento: “o importante é que nós devemos nos divertir, estou achando legal porque estou participando e concorrendo com meus próprios colegas como Kettly”.
Tanto ele, como Kettly, agradecem a um mesmo sujeito: o professor de música Edson Mauro. Segundo eles, o mestre sempre os apoiou, acreditando e orientando, tirando o melhor das suas habilidades. Kettly Vitória estuda o 8º ano na Escola Municipal Lomanto Júnior e chegou a final com grandes possibilidades.
O Femuci conta com 20 finalistas, que vão interpretar músicas de expressão nacional. Haverá premiação para os 3 primeiros colocados. Confira a lista dos classificados que vão se apresentar na grande final:
Angélica Silva, 18 anos, Irecê
Bruna Caldeira, 15, Irecê
Claudiana Borges, 19, Irecê
Eduardo Nascimento, 13, São Gabriel
Estefany Naiara, 14, Irecê
Ícaro Gabriel, 11, Irecê
Ingrid Alves, 16, Irecê
Ingrid Lorrane, 11, Irecê
Isadora Santos, 11, Irecê
João Miguel, 21, Irecê
João Vitor Gutlher, 16, Irecê
Júlia Castro, 10, Irecê
Kaique Amador, 21, Irecê
Kettly Vitória, 13, Presidente Dutra
Laisla Kelly, 15, São Gabriel
Letícia Rios, 16, Irecê
Lídia Rodrigues, 14, Canarana
Sara Portela, 13, Irecê
Victor Gabriel, 13, Presidente Dutra
Wesley Pereira, 20, Pindobaçu
O Encontro Literário é uma realização da Prefeitura de Irecê através da Secretaria de Educação em parceria com o IBS – Instituto Brasil Solidário. E o Femuci é uma realização do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e da Secretaria de Assistência Social também em parceria com a Educação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do selo Unicef.
GALERIA DO ENCONTRO LITERÁRIO