– Literatura, teatro, música, dança, audiovisuais, canto coral… as artes integradas entram em cena no Feira Literária de Irecê que vai abrigar a grande final do Festival de Música de Calouros –
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade*
A Praça Chico Mendes, em Irecê, será mais uma vez palco de expressões e linguagens artísticas, por meio da Flirecê – Feira Literária de Irecê, nos dias 9 e 10 de novembro. O tema deste ano “Do Reino Distante ao Aqui e Agora”, referencia em sua identidade visual, a obra do artista plástico Paul Klee, Castelo e Sol, de 1928. “Um convite ao esplendor de uma revolução permanente da linguagem que é a literatura. Uma festa de celebração da possibilidade de literaturas outras, lugares outros, autores outros, leitores contra assinantes da obra”, diz fragmento escrito do Projeto.
A programação começa com o “Cortejo do Reino Distante: Saindo do Ratanabá para o Aqui e Agora”, que sairá da Livraria e Papelaria Monaliza às 16h em direção ao Quiosque dos Autores na Praça Chico Mendes, um espaço dedicado ao lançamento de livros e momentos artísticos.
Às 19h haverá, no palco principal, a performance artística “O Regresso de Ratanabá”, com boas vindas do município aos chegantes de Ratanabá com acolhimento dos autores locais, às 20h. Núbia Paiva e Augusto Flávio e as vozes de Antrifo Sanches, Wanderley Meira e Vitor Marques farão o espetáculo.
No dia 10/11, sexta-feira, as atividades começam cedo, as 8h, com a Conferência: O Autor assina a obra, o leitor contra-assina, na Praça Chico Mendes, com Marcelo Faria, Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e mediação de Marcia Sales, Superintendente de Desenvolvimento Científico.
A Sessão Literária: Um Livro Para Chamar de Meu, apresenta três obras através de participações especiais em vídeo. “Fotos Roubadas” de Breno Fernandes, às 10h e “Salvar O Fogo” de Itamar Vieira, às 13h30, ambas no Barracão da Dona Lita. A obra “Hibisco Roxo” de Chimamanda NgoziAdichie será apresentada no Teatro do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, na antiga Cesta do Povo, com Neila Santana e Jocival Bispo, mediada pelo Centro Regional de Ensino e Intermediação Tecnológica – CEMIT.
A partir das 17h, a Conferência “O Aqui e Agora na Literatura”, também no Teatro do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, coordenada pela Profa Rosane Vieira, Pró Reitora de Extensão da Universidade do Estado da Bahia e Pedro Buarque, Prof do IF/Sertão, Pernambuco com Mediação da Professora Emanuela Dourado, do Campus XVI – Uneb – Irecê-BA.
Ainda na Sessão Literária, o escritor presidutrense Stroesner Ferreira, autor do livro “Gato não toma pílulas e outras crônicas” estará no Quiosque dos Autores na Praça Chico Mendes, no dia 10 de novembro às 16h30 para lançamento da sua obra. Às 19h, o mesmo local vai receber o espetáculo “A Travessia”.
PROJETOS ESTRUTURANTES
Os Projetos Estruturantes são resultados de trabalhos em diálogos interdisciplinares e com múltiplas linguagens. As sessões de apresentação dos projetos artísticos e culturais, o PROVE – Produção de Vídeos Estudantis, acontece no dia 10/11, das 10h às 12h no Teatro do Colégio Estadual Luiz Viana Filho.
O Colégio Estadual Imaculada Conceição de Cafarnaum apresenta “Dentro da Escola a Saúde Mental Importa”, o Colégio Estadual Necy Novais de Barro Alto, “Espeinhos de Rosas, o Colégio Estadual Maria Quitéria de Gentio do Ouro apresenta “Ditadura”, o Centro Territorial de Educação Profissionalizante – CETEP de Irecê apresenta “O que Significa o Basquete” e o Colégio Estadual Idalina Dourado, de João Dourado apresenta “A Morte do Vaqueiro”. Junto com o PROVE, haverá as apresentações do TAL – Tempo de Artes Literárias e o FESTE – Festival de Teatro Estudantil.
As Artes Visuais e Artísticas apresentam o resultado de seus trabalhos na Praça Chico Mendes às 9h do dia 10/11 junto com a Educação Patrimonial e Artístico – EPA em espaços paralelos.
Canto Coral Encante, Dança Estudantil – DANCE e o Festival Anual da Canção Estudantil – FACE acontecem na Praça CHico Mendes de 16h às 18h. A premiação dos Projetos Artísticos e Culturais será logo após as apresentações.
A culminância da Feira Literária de Irecê será com “Poesia que anda e movimenta” com Maviael Mello às 20h e o Show de encerramento com Tatau, Ex-vocalista do Araketu, às 22h30.
A Flirecê é uma realização do Governo do Estado da Bahia, através do Núcleo Territorial de Educação – NTE 01, do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores da Faculdade de Educação da UFBA, da Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer.
FEMUCI
O Festival de Música de Calouros de Irecê será realizado na noite do dia 9/11, a partir das 20h30. O Femuci conta com 20 finalistas, que vão interpretar músicas de expressão nacional. Haverá premiação para os 3 primeiros colocados. Confira a lista dos classificados que vão se apresentar na grande final:
Angélica Silva, 18 anos, Irecê
Bruna Caldeira, 15, Irecê
Claudiana Borges, 19, Irecê
Eduardo Nascimento, 13, São Gabriel
Estefany Naiara, 14, Irecê
Ícaro Gabriel, 11, Irecê
Ingrid Alves, 16, Irecê
Ingrid Lorrane, 11, Irecê
Isadora Santos, 11, Irecê
João Miguel, 21, Irecê
João Vitor Gutlher, 16, Irecê
Júlia Castro, 10, Irecê
Kaique Amador, 21, Irecê
Kettly Vitória, 13, Presidente Dutra
Laisla Kelly, 15, São Gabriel
Letícia Rios, 16, Irecê
Lídia Rodrigues, 14, Canarana
Sara Portela, 13, Irecê
Victor Gabriel, 13, Presidente Dutra
Wesley Pereira, 20, Pindobaçu
Saiba mais:
Grande final do Festival de Música de Calouros de Irecê tem data adiada
Encontro Literário celebra as artes com inclusão e acessibilidade