– O evento foi resultado do trabalho interdisciplinar, envolvendo os conceitos do mundo do trabalho, empreendedorismo, intervenção social e projeto experimental, módulos ministrados pela professora Jaciara Souza –
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade
Com o objetivo de fomentar a educação empreendedora, estudantes das 3ª séries do Curso Técnico de Administração do Cetep – Irecê, realizaram a Feira do Empreendedor. Durante o evento, que aconteceu nos dias 3 e 5 de outubro, os alunos apresentaram propostas de projetos de intervenção social e o plano de ação de suas miniempresas por meio de banners científicos, executando estratégias de marketing e inovação através da comercialização de seus produtos.
A docente avalia a experiência como positiva, pois desde o 1º ano do Ensino Médio, os estudantes vêm desenvolvendo o Plano de Ação, onde eles puderam escolher o nome da empresa, quais as estratégias de marketing e publicidade que vão utilizar na prática, qual o ramo de atuação de cada uma das empresas, além de dividir as funções de cada um dentro da empresa. “Este trabalho é muito significativo pois os educandos tem a oportunidade de colocar em prática, o plano de ação e também o projeto da miniempresa onde buscaram desenvolver as habilidades do mundo do trabalho, na prática, sempre levando o aluno a pensar no seu contexto local para o territorial”, argumenta.
O grupo de Larissa Santos, 17, desenvolveu a miniempresa Império dos Churros. Ela conta que a ideia surgiu a partir do plano de ação desenvolvido em sala de aula, orientado pela professora Jaciara, ajudando os alunos em seu lado empreendedor. “Está fazendo três anos desse trabalho que começamos no 1º ano e a professora esteve conosco desde o início. A minha empresa escolheu o ramo alimentício, por ser um produto acessível a todas as faixas etárias”, disse. Larissa ainda ressalta a importância da matéria para adquirir conhecimentos científicos, sobre como elaborar projetos e as normas da ABNT. “Nossa equipe já passou pelo estágio e isso é bom, pois já chegamos no mundo do trabalho com uma base”, finaliza.
A equipe de Cauan Mendes, 17, criou a miniempresa AllFit e a ideia foi vender coxinhas fitness para o público de nicho, aliado à ideia de levar alimentos saudáveis para ser consumido na própria escola. Para ele, “as duas edições de feiras do empreendedor que realizamos contribuiram para melhorar nosso embasamento social e nosso tratamento com o público. Nos ajudou na vontade de empreender fora do nosso ramo escolar. Então, nosso objetivo foi trazer uma melhor alimentação para o público escolar, ajudando a refletir sobre a importância da reeducação alimentar”.
O presidente do SINPRI – Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê, João Gonçalves visitou o evento acompanhado da coordenadora do SENAR-BA em Irecê, Leyla Neves e avaliou positivamente”Fiquei surpreendido com o desempenho e a criatividade dos expositores. Sem dúvida, a feira do Cetep revelou talentos importantes para desenvolvimento do nosso território”, disse Gonçalves.
PALESTRA – A Feira do Empreendedor encerrou suas atividades nesta quinta-feira (5) com uma palestra ministrada pela Professora Rosângela Bastos, do Sebrae Irecê, onde ela apresentou conceitos sobre o empreendedorismo empresarial e social e os perfis das gerações empreendedoras, especialmente nos novos cenários de avanço da tecnologia e Inteligência Artificial. “Um exemplo de empreendedorismo social que temos aqui em nossa cidade é o artista plástico Antonio Karneiro que criou o Memorial do Sertão”, pontuou a professora em sua explanação, reforçando também, as novas tendências de empreendimentos sustentáveis, como nova forte tendência dos novos tempos.
GALERIA DE FOTOS