– Movimentações do xadrez político para eleição da Mesa da Câmara, colocam parlamentares da mesma base aliada em rota de colisão, e a pretensão do vereador Figueiredo (PSB), atual presidente da Casa, poderá ser superada pelo vereador Kel de Valdereis (PL) –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Como em qualquer disputa, mesmo entre grupos alinhados, sempre há aquele frenesi, que por vezes, culmina em debates mais acirrados, tensionado pelos diferentes interesses e projetos políticos. É o que está acontecendo nos corredores da Câmara de Vereadores de Irecê, na véspera do dia da eleição da nova composição da Mesa Diretora.
Até aqui, membro da base aliada do prefeito Elmo Vaz, também do PSB, Figueiredo vinha se articulando para se manter à frente do comando do parlamento municipal, mas outros vereadores do mesmo grupo, a exemplo de Murilo França (PT) e Kel de Valdereis (PL), entenderam que o atual dirigente da Casa, já teve duas oportunidades no cargo, e que deveria passar o bastão para um outro aliado.
Após vários meses pavimentando os meios para sua recondução à presidência, Figueiredo viu seu plano desmoronar com a mudança na composição da Câmara, ocorrida recentemente, em razão da assunção aos cargos de vereadores, dos suplentes Aurélio Dourado (MDB) e Jussara Sena (PCdoB), em substituição a seus virtuais aliados, Erlan Figueiredo (PTB) e Moisés Filocre (PCdoB). Tais mudanças ocorreram a pedido da maioria dos vereadores aliados do prefeito, que deseja a eleição de Kel de Valdereis para o cargo de presidente. As mudanças levaram o presidente a reclamar, em plenário, da falta de diálogo e que sempre foi fiel ao grupo. Na oportunidade fez crítica ao prefeito Elmo Vaz.
Por enquanto, apenas a chapa liderada por Kel, se encontra definida. Mas não há de se esperar chapa única. Embora os quatro vereadores eleitos pela oposição, Irisvan (PSD), Toinho do Judô (Republicanos), Edilson Cachoeira (Republicanos) e Primo (Avante) não tenham manifestado articulação para a disputa, serão importantes no processo, podendo compor com elmistas-figueiristas e inviabilizar as perspectivas da chapa definida.
Uma nova chapa poderá ser constituída e se apresentar até duas horas antes da votação, que está marcada para ocorrer às 20h desta quinta-feira, 15, no Plenário da Câmara de Vereadores.
Como é tradicional em disputas como esta, muitos acontecimentos poderão ocorrer até o momento do voto, quando serão revelados os resultados das manobras realizadas pelos interessados em fazer valer seus projetos políticos.
Uma coisa é certa: vereadoras e vereadores não terão sossego esta noite, nem durante o dia de amanhã.