– Os efeitos causados pelas chuvas estão causando tragédias em diferentes regiões do estado, principalmente no Sul e Chapada Diamantina. Veja fotos na Galeria ao final do texto. Na região de Irecê, Ibipeba é o município mais atingido até o momento. Entidades e prefeitura de Irecê, lançam campanhas para arrecadação de alimentos –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
As torrenciais chuvas que caem na região de Irecê e em toda a Bahia, trouxeram, junto à esperança de fartura produtiva no meio rural, perdas e sofrimento para diversas famílias que estão tendo suas casas e empreendimentos urbanos e rurais devastados pela grande quantidade de águas. Já se aproxima de 100 o número de municípios afetados com diversos problemas estruturantes e humanitários e quase 30 a quantidade de mortes no estado, por afogamentos.
Os riscos já eram indicados por especialistas que previram chuvas intensas, com possibilidades de efeitos trágicos, exigindo dos municípios e das regiões do semiárido, atenção especial, criando e ou fortalecendo as unidades de Defesa Civil. Muitos foram os municípios que não se atentaram em organizar suas estruturas para o enfrentamento das consequências.
Os municípios mais afetados estão na Chapada Diamantina, Sul, Extremo Sul e Baixo Sul do estado, que estão enfrentando graves problemas. Estradas e pontes destruídas, desmoronamentos, sistemas de energia e de abastecimento de água inativados em muitas localidades, moradias e sedes de empreendimentos inundados e muitos deles levados pelas correntezas, desabrigando milhares de famílias, deixando rastros de prejuízos e destruição.
Pessoas de diferentes condições socioeconômicas, das zonas periféricas das cidades e diversas comunidades rurais, se encontram unidos pela necessidade, precisando dos gestos de solidariedade de outras pessoas e dos governos dos municípios, estadual e federal.
REGIÃO DE IRECÊ – Em todos os municípios da região de Irecê, lagoas, rios intermitentes, barragens, riachos, passagens de água, locais de alagamento estão tomados por água, com quantidade e força que assustam aos mais jovens que ainda não viram tanta chuva em suas localidades.
Dados da Codevasf, alinhados como os que foram fornecidos pela BAHIATER/antiga EBDA e Denocs – Departamento Nacional de Combate aos Efeitos da Seca, apontam média pluviométricas de 550mm de chuvas anuais, desde 1.918. Este ano, já temos municípios, como Barra do Mendes, com índice acima de 880mm, segundo a Codevasf e as chuvas deverão se estender até março de 2022, “com menor intensidade, porém, sobre áreas bem molhadas”, como afirmou ao Cultura&Realidade, o Doutor Tássio Cunha.
Com estradas, bairros e comunidades inteiras inundadas, moradores se arriscam com água até o pescoço na busca de um atendimento médico. Na sede do município, são 15 famílias desabrigadas, 30 na comunidade de Serra Grande e 11 em Lagoa Grande, conforme dados fornecidos pelos Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município.
A redação do site Cultura&Realidade, tentou contato com o prefeito Demóstenes Barreto, pelo seu contato de WhatsApp, para saber as ações desenvolvidas pelo município para socorrer às famílias e qual o plano operacional para escoamento das águas que inundaram estradas importantes e as ruas da cidade, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Segundo informações extraoficiais, o prefeito divulgou que conseguiu falar com o Governador Rui Costa, que se comprometeu em reconstruir as casas das famílias desabrigadas.
SOLIDARIEDADE – Pessoas comuns, associações comunitárias de Irecê, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Ibipeba e o Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê lançaram na tarde deste domingo, 26, campanhas de arrecadação de alimentos, colchões, materiais de higiene para atendimento às famílias afetadas pelas enchentes.
Na manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito Elmo Vaz firmou parceria com a organização Mulheres Solidárias e lançou o Irecê Solidário, que visa arrecadar gêneros alimentícios e outros produtos para atender inicialmente às famílias de Ibipeba e contribuir, também, com a campanha estadual em solidariedade aos municípios mais atingidos em outras regiões.
Eram diversos os Pontos de Arrecadação, mas, com o lançamento da campanha da Prefeitura, o melhor ponto de entrega das doações, em Irecê, é o Posto de Arrecadação no Centro da cidade, na Praça da Prefeitura de Irecê, coordenador pelo grupo “Mulheres Solidárias”.
Em diversas regiões da Bahia, os estragos são imensos – Fotos: Reproduções das redes sociais