– Além dos assertivos apontamentos feitos por Dr. Tássio Cunha, o INMET, do Ministério da Agricultura e o requisitado agrônomo e youtuber, Ronaldo Coutinho, preveem chuvas intensas neste final de ano. A média de precipitações por município, na região de Irecê, até este momento, supera os 734mm, no acumulado do ano –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Mestre em Engenharia Urbana e Doutor em Geografia, o ireceense radicado em Canoão de Ibititá, Tássio Cunha, antecipou em podcast publicado recentemente, com exclusividade, pelo Cultura&Realidade, a tradução das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) com intensa umidade saindo da Amazonia, passando por vários estados, perpassando por todo o semiárido, em especial as regiões Centro-Norte, Norte, Chapada Diamantina e Sul da Bahia, com precipitações acima da média histórica, exigindo atenção especial das autoridades públicas.
A análise das ZCAS feita por Dr. Tássio, naquele momento, vem se confirmando, com chuvas iniciadas em outubro, intensificadas em novembro e dezembro, com efeitos significativos, causando inclusive tragédias em mais de 100 municípios, afetando a vida de mais de meio milhão de pessoas somente no Estado da Bahia.
As chuvas vão continuar. Ele previu que as chuvas se estenderiam pelo mês de dezembro, janeiro e choveria até março, embora reduzindo as precipitações no final do segundo, para o terceiro mês de 2022.
PERIGO!
As chuvas na região de Irecê e em outras regiões da Bahia, deverão deixar o barco de 2021 e entrar no de 2022 com a mesma intensidade. Ao menos é o que prevê diferentes fontes especializadas.
O INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do Ministério da Agricultura, publicou nesta segunda-feira, 27, boletim informando possibilidades de “chuvas intensas” nas próximas 24 horas, com perigoso grau de severidade. O informativo do INMET indicou ainda as regiões baianas que poderão ser afetadas pelas próximas chuvas, constando todas as cidades da região de Irecê.
O agrônomo e youtuber Ronaldo Coutinho, que tem ganhado bastante seguidores da região de Irecê, pelo seu elevado índice de acerto nos diagnósticos do comportamento do clima, também aponta para intensas pancadas de chuvas entre o final deste e início do próximo ano.
Ele também ressalta para que as regiões já afetadas redobrem os cuidados, pois, “mesmo que não se confirme a quantidade de chuvas previstas, mesmo assim é muita chuva”, aponta ele no vídeo:
ÍNDICES DE PRECIPITAÇÕES NA REGIÃO
De acordo com informações fornecidas pelo Coordenador Territorial da Bahiater, Ernani Dourado, os registros de precipitações pluviométricas, entre os municípios da região de Irecê, variam entre 375mm em Mulungu do Morro e 1175mm em Barra do Mendes. A média, por município, é de 734,05mm, no acumulado deste ano.