– E o último dia dos festejos juninos na ‘Cidade do São João’, foi para a consagração da cidade de Irecê, como o melhor São João do mundo e deu a arrancada para se tornar o maior. E teve recado para o prefeito de Irecê –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Domingo, 25 de junho de 2023. De todos os cantos da região, um fluxo atípico de veículos chegando a Irecê. Muitos veículos. Muita gente caminhando pelas ruas, tornando as tradicionais desertas ruas em finais de semana da cidade, em um frenético movimentar de pessoas. Jovens, idosos, crianças. Diferentes gerações surgiam de todas as ruas e seguiam com seus looks leves, levando consigo, algum recipiente com líquidos hidratantes. Prontos para enfrentar o rei sol, que elevou a temperatura a 41ºC.
Nem mesmo a sensação do Carnaval baiano, com mais de 20 milhões de seguidores em seu Instagram, Leo Santana, acreditava que iria ter público em pleno domingo, meio dia, depois de 4 dias de festas com intensa programação artística e cultural. “Quando o prefeito Elmo Vaz me falou da programação e do horário, temi que não teria público. Estou gratamente surpreso e feliz com tanta gente, neste sol, lotando a Cidade do São João”, disse o pagodeiro.
O estádio de futebol Joviniano Dourado Lopes foi tomado por uma multidão para a “Revoada”. A programação da despedida começou com os Filhos de Jorge, seguiu com o show de Léo Santana, que animou a multidão das 11h50 às 14h30 aproximadamente.
Ao final, o prefeito Elmo Vaz anunciou que no próximo ano vai ter mais dias de festa e que Santana, o cantador e Leo Santana, já estavam assegurados para o ano que vem… e o prefeito foi agradecendo e sinalizando a despedida. E por fim, agradeceu a Deus e ao público pelos dias de festas, com muita gente, grande estrutura, respeito e civilidade. Sem registros de nenhum ato violento.
Aos poucos, a ficha foi caindo e público então se dividiu. Milhares de pessoas ficaram paralisadas no meio da Cidade do São João, claramente desnorteadas, revelando aquele desejo de “quero mais”. Demoraram a sentir a queda da ficha. Outras, se protegeram sob a sombra do Barracão Zé Bigode, alongado a sensação de prazer e como se na expectativa de que algo mais ainda iria acontecer por ali. Enquanto isso, uma multidão, como se um mar de gente, invadiu, como um ‘tsunami’, a Avenida Edivaldo Santos Lopes, atrás do Arrastão da Carreta de Dheimisson Aguiar. Foi a força do som da carreta puxando o público da Cidade do São João, de volta para as suas casas.
Mas em cada canto da mesma avenida e também na Avenida 1º de Janeiro, onde a carreta estacionou, as pessoas iam permanecendo ao lado de cada instrumento de som ligado pelo caminho, teimando em não aceitar o fim. Parece ter sido um recado ao prefeito Elmo Vaz, de que, a depender da quantidade de dias da ampliação anunciada, talvez não sejam suficientes.
E o São João de Irecê não se resume apenas às grandes atrações musicais. Muita tradição ocorreu na programação paralela, na Vila Caraíbas (cenográfica) que acolheu de vez as famílias menos céleres e as tradições folclóricas, como o festival de gastronomia junina, concurso de quadrilhas, programação musical com forró pé de serra no coreto, reunindo aquelas pessoas que gostam de dançar o forró raiz. Muita coisa ainda há que ser dita sobre estes festejos. Haveremos de dizer. Bom demais!
RESUMO DOS FESTEJOS – Tradição e clima de paz
De acordo com dados oficiais, mais de 500 mil pessoas transitaram pelo circuito nos cinco dias de folia, média superior a 100 mil por dia. No período, não foi registrado nenhuma ocorrência, graças a um elevado espírito de urbanidade dos ireceenses e visitantes, bem como ao forte esquema de segurança especial, que envolveu grande efetivo de policiais civis, militares e seguranças particulares; além de postos de observação, policiamento ostensivo e câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial. “Quero agradecer a equipe organizadora da Cidade do São João pela dedicação e profissionalismo, aos patrocinadores pela confiança e, especialmente, ao povo de Irecê, que prestigiou a nossa festa em clima de paz e fez questão de receber os turistas com muito respeito, atenção e carinho”, afirmou o prefeito Elmo Vaz, ressaltando a habitual hospitalidade ireceense.
Por falar em tradição, este ano, o Desfile de Carroças, espalhando beleza por toda cidade, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e foi enriquecido pela participação de alunos e professores das redes municipal, estadual, particular e representantes do comércio, de clínicas e empresas privadas.
Na abertura do arrasta-pé, teve Alcymar Monteiro, Mastruz com Leite, Maiara e Maraísa, Vitor Fernandes e atrações locais, que tem oportunizado a promoção de muitos talentos da terra, como Claudinho do Acordeon, Eduardo Dourado, Alan Junior, Wania, Emanuela Gomes, Luanzinho e João Vitor, dentre outros.
A partir de quinta-feira (22), o “furdunço” começou no Barracão Zé Bigode, espaço alternativo dentro do circuito concebido para funcionar durante o dia. Muita gente de peso passou lá. Se ligue: Devinho Novaes, Danniel Vieira, Luanzinho, Renato e Seu Blue Caps, Filhos de Zé, dentre outros. Ave, Maria!
Depois da agitação no Barracão Zé Bigode e no Palco Principal, todos os dias, o Trator do Forró promovia um verdadeiro Arrastão, levando os foliões até o Mercadão para “recarregar as baterias” com comidas típicas e muito Pé de Serra. Com a marca do Melhor São João de Todos os Tempos, também passaram por Irecê, Santana, o Cantador, Vanessa da Mata, Zé Neto & Cristiano, Cavaleiros do Forró, Luiz Caldas, Beto Barbosa e uma constelação de “estrelas”, que – com a ajuda de um público maravilhoso – escreveram mais um capítulo na história dos 45 anos dos festejos juninos em Irecê. Ano que vem tem mais! Fé em Deus! “A palavra é gratidão! Até 2024!”, finalizou o prefeito Elmo Vaz, que ainda confirmou a presença de Santana o Cantador e Léo Santana no São João do próximo ano.