– Governador Rui Costa, Senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, os deputados Otto Filho, Fabíola Mansur e Diego Coronel, além do secretário Marcus Cavalcanti, são os principais alvos da ira dos usuários da estrada que liga a BA 052 a Segredo, passando por Cafarnaum e Mulungu do Morro –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Há mais de seis anos que a rodovia que interliga a BA-052, aos municípios de Cafarnaum, Mulungu do Morro e o Distrito de Segredo, em Souto Soares, tem sido motivo de cobranças e promessas que até aqui não cumpridas.
A prefeita Sueli Novais, de Cafarnaum e o prefeito Edimário Boaventura, de Mulungu do Morro, bem como o ex-prefeito Fredson Cosme, já tiveram em sucessivas reuniões com o governador Rui Costa, os deputados Diego Coronel, filho do Senador Angelo Coronel, Fabíola Mansur e Otto Filho, e o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti e todos eles prometeram a requalificação da estrada e, em alguns casos até marcaram data para início das obras.
“Tem sido esta mesma ladainha, já faz mais de seis anos”, diz um agricultor de Cafarnaum, que tem a estrada como única alternativa para escoar sua produção.
A diretora de agricultura do município, Nanda Bastos, disse que já não aguenta tanta reclamação dos agricultores. “E com razão. A estrada está horrível e já são muitos anos de promessa”, disse. Em sua página na rede social, ela perguntou ao governador Rui Costa se vai ficar mesmo na promessa, e pede para ele mostrar ao senador Jaques Wagner. E lacra: “É uma vergonha!”.
A internauta Elieide Xavier também cutuca: “Rui Costa, venha nos visitar governador, conhecer pedaço de (lua) (de preferência em carro popular).
Na estrada, todos os usuários tem um palavrão para identificar cada um dos políticos citados aqui, inicialmente.
Entre as cobranças publicáveis, o site Cultura&Realidade registrou: “Cadê tu Diego Coronel, que tanto voto teve prometendo esta estrada?”. Questionam. Em Mulungu do Morro a cobrança é à deputada Fabíola Mansur. “Cadê a verba que a deputada Fabíola disse que aprovou? Já comeu?”. E assim segue.
De um modo geral, o povo entende que os prefeitos Edimário Boaventura e Sueli Novais tem sido desrespeitados. “Estão desmoralizados. Vão em audiência, fazem fotos, publicam, e nada. Vão nos eventos do governador pela região, fazem fotos entregando documentos e dizem que foram reforçar o pedido. Gastaram tempo e o dinheiro do povo para nada”.
“Para nós, o Marcua Cavalcanti é um banana”, protesta um comerciante do povoado de Canalzinho, entre Cafarnaum e Mulungu.
Para Leo Cavalcante, a situação poderia já ter sido resolvida. “Temos um senador da República que é filho da cidade de Rui Barbosa, senador Otto Alencar, podemos dizer que é uma cidade vizinha à nossa, sabe da nossa realidade e não faz nada por nós. O outro senador Coronel tem um filho que é deputado estadual e agora vai pra Federal, também não faz nada por nós. Marcelo Nilo, deputado federal votado aqui em Cafarnaum há muito tempo, não faz nada por aqui. Estamos desprovido de representante que lute por nós”. Arrematou.