– A C&R Pesquisas esteve no município de Iraquara, fazendo coleta de dados em que os entrevistados apontam os indicadores de aprovação e reprovação da gestão Nino Coutinho e apresentam tendências de voto e rejeição a pré-candidatos, em modos espontâneo e estimulado, além de três possíveis confrontos diretos. Vaja os dados a seguir –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O Prefeito Nino Coutinho (PSD), do município de Iraquara, há um ano da campanha eleitoral para as disputas municipais, sai na frente nas intenções de voto. Ao menos este é o cenário apontado pelo C&R Pesquisas, instituto da Terra Viva/Cultura&Realidade, que atua no mercado baiano, mineiro e pernambucano, há 36 anos, presente em 202 municípios, sem nunca ter errado as tendências projetadas, sempre conferidas com os resultados das urnas.
Na última coleta de dados ocorrida neste mês de agosto, no município de Iraquara, 615 entrevistados da sede e as comunidades de Santa Rita, Riacho do Mel, Queimadas, Parnaiba, Olhos D’Água, Matinha, Lagoa Seca, Água de Rega e Zabelê, avaliaram o governo e apresentaram suas preferências atuais de voto e rejeição. A margem de confiança é de 95% com 2% de margem de erro.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO – De acordo com os dados, 69% (soma de Boa 51% e ótima 18%) aprovam o governo liderado por Nino, enquanto 13% rejeitam (9% acham a gestão ruim e 4% avalia como péssima) enquanto 18% não quiseram ou não souberam responder.
TENDÊNCIA DE VOTO ESPONTÂNEA – Na tendência de voto espontânea, quando o entrevistado é provocado a indicar um nome, sem apresentação de opções, Nino aparece com 34%, Edimário com 23%, Oziel 7%, Keila Cristina 3%, Freitas 1%, brancos, nulos e outros, somam 1%, não quiseram ou não souberam responder, 31%
REJEIÇÃO ESPONTÂNEA Quanto à rejeição aos pré-candidatos, o ex-prefeito Freitas lidera com 13%, seguido de Edimário com 8%, Nino 6%, Keila Cristina 5%, Oziel 4% Reinaldo Viana 2%, outros 2% e não souberam ou não quiseram responder, 60%.
TENDÊNCIA DE VOTO ESTIMULADA – Quando apresentada uma lista de nomes, 38% dos entrevistados optaram pela renovação do atual prefeito Nino Coutinho. Desejam o retorno de Edimário, 28%, Keila Cristina 9%, Oziel 7% e não quiseram ou não souberam indicar, 18%.
REJEIÇÃO ESTIMULADA – Entre os quatro possíveis pré-candidatos acima mencionados, a rejeição é liderada por Keila Cristina (esposa do ex-prefeito Freitas) com 32% de entrevistados que afirmaram não votar nela de jeito nenhum. Em seguida vem o atual vice-prefeito Oziel com 12%, Nino com 10% e Edimário 8%. Não quiseram ou não souberam responder, somam 38%.
POSSÍVEIS CONFRONTOS DIRETOS – Quando simulados alguns confrontos diretos, os dados coletados apresentaram os seguintes resultados: Nino 38% X 27% Edimário. Neste cenário, 35% não se manifestaram. Em uma possível disputa entre Oziel e Nino, o atual vice-prefeito tem 20% e Nino 50%. 30% não quiseram se posicionar. Um terceiro confronto foi apresentado, entre Nino e Keila Cristina. O prefeito alcança 56% enquanto a ex-primeira dama obteve 18% e 26% não quiseram ou não souberam responder.