– Ex-gerente regional da Embasa e atualmente superintendente da empresa, o cearense Raimundo Neto foi homenageado com o título de cidadão ireceense, durante Sessão Especial ocorrida nesta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Irecê –
DA REDADÇÃO I Cultura&Realidade*
“Quando a região de Irecê clamava desesperada pela segurança no abastecimento hídrico, em razão da crise que afetou a barragem de Mirorós, ameaçando a Adutora do Feijão, responsável, até então pelo abastecimento de água em todos os lares atendidos pela Embasa, Raimundo Neto iniciou suas atividades em Irecê, com a construção da Adutora do São Francisco, resolvendo o crítico problema. Além disso, é um servidor público exemplar, que atende a todos, sem distinção, ajudando a levar água onde as pessoas mais precisam”, disse o ex-prefeito de Lapão, Ricardo Rodrigues, que foi convidado de honra para o ato, ao afirmar que a homenagem foi justa e que todos os municípios da região deveriam fazer o mesmo.
O título de Cidadão Ireceense a Raimundo Neto, foi uma iniciativa do vereador Murilo França (PT), aprovada à unanimidade pelos demais pares do legislativo.
Além de Ricardo Rodrigues, a Mesa de Honra contou com as presenças do autor da proposta e dos vereadores Izania Matos, Erlan Figueiredo, José Roberto Primo e Fabiano Bia, do vice-prefeito Erício Batista, dos gerentes dos escritórios local e regional da Embasa, Alex Figueiredo e Odirlei Rocha, os líderes religiosos Valdenor e João Carlos e o prefeito Elmo Vaz. Na plenária, diversos convidados, servidores da Embasa e amigos da comunidade, com quem Raimundo compartilhou seus vínculos, durante o período que residiu em Irecê.
“Poderíamos ter voltado à época dos carros pipa, não fosse a atuação de Neto, que teve um papel fundamental na articulação com todos os atores envolvidos no processo naquele momento, garantindo a priorização do uso da barragem para abastecimento humano”, relatou Odirlei, acrescentando também sobre o acompanhamento da execução da obra da Adutora do São Francisco, que trouxe segurança hídrica para a região de Irecê.
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, citou a obstinação de Neto como uma das suas principais características. “Quando ele recebe uma missão, só para quando cumpre. É um grande parceiro da cidade de Irecê, e é um dos grandes quadros que a Embasa e o governo do Estado dispõem para servir o povo. Você nos orgulha muito”, finalizou o prefeito.
O superintendente Raimundo Neto agradeceu pelas palavras de todos e pela acolhida que ele teve em Irecê. “Quando observamos a trajetória das pessoas, vemos apenas o resultado, onde a pessoa chegou. Mas, por trás de cada resultado existe uma renúncia e um esforço. Acredito muito na educação como poder transformador da vida das pessoas, e me enxergo desta forma, como alguém que alcançou bons resultados por meio dos estudos”, analisou. “Minha responsabilidade com Irecê aumenta, vou continuar trabalhando pelo bem da cidade e da região”, finalizou o superintendente.
Histórico – Raimundo Bezerra Lopes Neto, natural de Fortaleza – CE, chegou à Bahia em janeiro de 2005, quando passou no concurso da Embasa para Químico. Foi Supervisor de Tratamento da Unidade Regional de Senhor do Bonfim. Em 2007, assumiu a gerência da Unidade Regional de Irecê, onde permaneceu por sete anos. A partir de janeiro de 2014, passou a ser gerente da Unidade de Feira de Santana, e, em 2016, tornou-se Superintendente de Operações Norte.
(*) – Com apoio da jornalista Patrícia Araújo