– O pré-candidato e prefeito pelo PT, Mateus Machado, foi acusado pelo ex-correligionário, ‘Ninho de Enock’ de ter se apropriado ilegalmente de trator e implementos agrícolas destinados a produtores rurais. Em resposta, aliados de Mateus soltou nas redes sociais, vídeo em que o prefeito Hipólito, atual aliado de Ninho, o acusa de responder na polícia judiciária, por receptação de carro roubado e no Ministério Público por malversação de dinheiro público –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Neste final de semana, as redes sociais da população de São Gabriel foram bombardeadas por dois vídeos que expõem as vísceras de dois grupos políticos que disputam a Prefeitura do município. Tudo começou na última quinta-feira, 18, no Jornal do Meio Dia, da rádio Líder FM, quando os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, Juninho Rocha e ‘Ninho de Enock’, apoiados pelo atual prefeito Hipólito Gomes, resolveram abrir a caixa de ferramentas contra um dos seus opositores, o vereador do PT, Mateus Machado.
‘Ninho de Enock” aproveitou a oportunidade para dizer que Mateus Machado recebeu trator e implementos agrícolas que deveriam estar a serviço de pequenos agricultores familiares e desviou para resolver problemas financeiros pessoais. Ninho inclusive descreveu o que ele chama de materialidade do crime e ao final desafiou Mateus a dizer que ele estava mentindo e até mesmo processá-lo, para que pudesse expor documentos e provas do que estava falando.
Segundo disse Ninho de Enock, o vereador Mateus recebeu da Codevasf um trator com implementos para dar suporte à produção agrícola de membros de uma associação de produtores, pintou a logomarca da Codevasf e vendeu para terceiros e que este bens estariam em um galpão na cidade de Jussara.
Até o presente momento, o pré-candidato do PT não respondeu a ‘Ninho de Enock’, de quem era correligionário pelas oposições até a pouco tempo. Recentemente, Ninho rompeu com os oposicionistas e aderiu ao grupo liderado por Hipólito, com quem disputou as eleições de 2020.
Naquela campanha, durante um debate, Hipólito disse que ‘Ninho de Enock’ respondia a processos na justiça, por receptação de carro roubado e malversação de dinheiro da Câmara de Vereadores, da qual era presidente à época.
Segundo Hipólito, naquela oportunidade, ‘Nindo de Enock’ foi indiciado por carro roubado e respondia a uma Ação Civil Pública, para bloquear os seus bens, até o valor de R$ 150 mil por improbidade administrativa ao dinheiro público.
REPERCUSSÃO – Os vídeos que estão viralizando em São Gabriel são exatamente os que divulgam a denúncia de ‘Ninho de Enock’, afirmando que Mateus se apropriou indevidamente de bens públicos e o que Hipólito afirma que o seu novo aliado cometeu malversação de dinheiro público na Câmara e receptação de carro roubado, respondendo inclusive, processo movido pela Promotoria Pública, no caso, a Promotora Edna Márcia.
A agricultora Maria do Carmo Ferreira, 58 anos, ficou assustada com as denúncias. “Nunca imaginei que Mateus fosse capaz de cometer um ato destes, tirar um trator dos produtores, e vender”.
Já o estudante de pedagogia José Rocha dos Santos, 19, não entendeu o fato de Hipólito propagar que Ninho de Enock cometeu receptação de carro roubado e malversação do dinheiro público, e o acolheu como pré-candidato a vice prefeito da chapa que apoia para as disputas majoritárias em São Gabriel. “Um prefeito mal avaliado, escolhe um jovem que não teve competência para gerenciar um boteco, abriu um bar por duas vezes e faliu e ainda se alia a quem acusou de crimes graves, para compor a chapa que pretende eleger para administrar os destinos da cidade”.
A redação tentou contato com membro da coordenação do pré-candidato a prefeito Mateus Machado, para comentar o ocorrido, mas até o presente momento não se teve resposta.