– Na primeira semana de trabalho, a equipe da Secretaria da Mulher e Cidadania de Irecê, liderada pela secretária Meire Joyce (Meirinha) manteve intensa agenda com organizações sociais, órgãos públicos do executivo estadual e do judiciário e entidades sindicais, para alinhamentos de ações –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
A Secretaria da Mulher e Cidadania de Irecê iniciou suas atividades em ritmo bastante intenso. Após a inauguração da sede e posse da equipe que vai operar o novo órgão de promoção das políticas públicas de interesse das mulheres ireceenses, principalmente as que se encontram em vulnerabilidade social e vítimas de qualquer modalidade de violência, especialmente a doméstica e sexual.
Apoio financeiro a empreendimentos, via programas do Desenbahia, assistência social e jurídica, psicológico, formações e assistência técnica, são alguns dos procedimentos assegurados pelo órgão, destinados às mulheres foco das ações, além de diversas outros serviços em parcerias com outros órgãos, entidades e empresas articuladas pela secretaria.
“Finalizamos as nossas primeiras agendas de forma muito positiva. Apresentamos a estrutura e serviços aos diversos setores sociais de Irecê e sinalizamos diversas parcerias que vão reforçar as ações das entidades e da prefeitura, fortalecendo ações que beneficiam as mulheres ireceenses do campo e da cidade”, avaliou Meirinha.
OBJETIVOS
O ato de inauguração da sede da secretaria foi prestigiado por diversas autoridades, em solenidade ocorrida dia 26 de maio, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 135, Coopirecê. Inovação da gestão Elmo Vaz, o núcleo administrativo nasce com a missão de dar enfoque de gênero nas políticas públicas do município para garantir inclusão social, capacitação, autonomia e empoderamento financeiro. A titular da pasta, Meire Joyce, destacou a importância de estabelecer parcerias com a União, Municípios, órgãos públicos e associações comunitárias para criar campanhas educativas, ampliar a qualidade dos serviços de Saúde e facilitar os mecanismos de atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.
De acordo com a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo, das 417 cidades da Bahia, Irecê é a quinta a criar uma estrutura específica para combater as discriminações e superar as desigualdades entre homens e mulheres.
Acompanhado pela primeira-dama Cynara Barbosa, o prefeito Elmo Vaz falou sobre a “conquista histórica” e fez questão de enaltecer toda a rede de proteção de Irecê, que inclui a Ronda Maria da Penha, o Centro de Referência de Atendimento à mulher (CRAM) e Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM). Em sua fala, Elmo falou sobre a luta contra o preconceito e das responsabilidades que cada um de nós tem nos dias de hoje. “Nosso dever é fazer com que todos se sintam amados e seguros para serem o que quiserem. Chega de ódio. Vamos amar e respeitar cada vez mais. A felicidade é o que importa”, afirmou.
De acordo com a lei que instituiu a secretaria, os objetivos do órgão é Coordenar e integrar a ação local com a do Estado e a da União; coordenar e integrar o planejamento em nível municipal; compatibilizando metas, objetivos, planos e programas setoriais e globais de trabalho, bem como orçamentos anuais e planos plurianuais; acompanhar e avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos serviços públicos; integrar os objetivos e ações dos vários setores da Prefeitura; coordenar a elaboração e execução dos planos e orçamentos públicos de forma integrada; coletar e interpretar dados e informações sobre problemas do Município e formular objetivos para a ação governamental; identificar soluções que permitam a adequada alocação dos recursos municipais entre os diversos programas e atividades; definir as ações a serem desenvolvidas pelos diferentes órgãos no sentido de cumprir os objetivos governamentais; levantar dados e informações sobre a execução das ações programadas, avaliá-las e definir medidas corretivas; sintonizar os planos setoriais com as políticas de ação comunitária adotadas pelo Município, são os objetivos da secretaria de mulher e cidadania de Irecê.