– Para simplificar, o nome incomum, do título, é o de registro do vereador ‘Kel de Valdereis’, eleito Presidente da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 15, à unanimidade, após intensas articulações –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
A eleição da Mesa da Câmara de Vereadores de Irecê ocorreu de forma tranquila, em oposição ao que tradicionalmente ocorre nas disputas da presidência. O embate foi interno, no âmbito da bancada que dá sustentação política ao governo do prefeito Elmo Vaz. Dias antes do processo eleitoral, pretensos candidatos se manifestaram.
Rogério “Figueiredo” Amorim (PSB), presidente da Casa em duas gestões, aspirava a manutenção do poder, mas alguns colegas compreenderam que era hora de alternância e que outro colega de bancada deveria ser oportunizado. Quem liderou o movimento pró renovação, foi o vereador Murilo França (PT), demonstrando uma eximia capacidade de articulação.
Todos os vereadores da bancada governista foram lembrados como possíveis candidatos e alguns até se colocaram à disposição. Kel de Valdereis foi o que reuniu a maior força de aglutinação dos seus pares, sendo eleito por 14 vereadores, dos 15 que formam a atual composição do parlamento municipal. Edilson Cachoeira (REP) chegou atrasado, justificou, mas a votação já havia ocorrido.
A composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Irecê, além de Kel, tem os vereadores Tertinho (PT) como vice-presidente, Fabiano Bia (PSB) 1º secretário e Pedro Sodré (REDE), ocupando a 2ª secretaria.
NOVO PRESIDENTE VEM DE FAMÍLIA COM TRADIÇÃO NO LEGISLATIVO
Kuelbert Kuarkuer Ferreira Lopes tem 45 anos, é filho da ex-vereadora Vadereis Lopes com “Titirrane”, policial militar aposentado. Agricultor e até antes da sua eleição assessor parlamentar da mãe, ele dá sequência a uma histórica tradição familiar na política.
Valdereis teve como pai, o prático, protético (dentista) e farmacista Antonio Ferreira Lopes, paraibano da cidade de Misericórdia, onde nasceu no ano de 1910. Na sua terra natal, seu “Tõizinho Lopes”, como era conhecido, foi vereador por dois mandatos.
“Seu Tõizinho” mudou-se com a família para a região de Irecê, ainda na década de 60, se estabelecendo no Distrito de São Gabriel, então município de Irecê, onde atuou como prático e protético (dentista). Muito querido e sempre competente no ofício, ganhou a confiança das pessoas, fez muitas amizades e logo seu espírito de liderança se reacendeu, sendo eleito vereador por três mandatos seguidos em Irecê, período em que militou com expoentes da política local, como o velho Nobelino Dourado, Edivaldo Santos Lopes e Ineny Nunes Dourado, dentre outros, tendo a assistência aos pobres como principal essência da sua ação pessoal e política. Chegou a atuar como, secretário e Sub-Prefeito, cargo existente à época.
Mesmo aposentado, quando deixou as disputas eleitorais e bastante idoso, fazia questão de trabalhar todos os dias, até os 82 anos, se deslocando da Rua Augusto Pereira Nunes para o seu estabelecimento comercial, quando apresentou dificuldades de locomoção, sendo substituído pela sua filha, Valdereis Ferreira Lopes, que herdou o ofício de prática dentista e a gestão da Farmácia Lopes, que funcionava na antiga Praça da Feira das Frutas, atual sede da Song Fardamentos, ao lado da quitanda “El Frango”.
No mesmo ano em que seu “Tõizinho” faleceu, em 2 de fevereiro de 1988, aos 86 anos, Valdereis foi eleita vereadora pela primeira vez, iniciando a saga de 8 (oito) mandatos consecutivos, sempre priorizando a assistência social, mantendo-se sempre fiel a projetos de poder que lhe permitia atender as demandas das suas bases eleitorais.
Cumprindo uma trajetória evitando polêmicas, sempre se colocando como ponte de entendimento e foco nas pessoas, Valdereis encerrou seu último mandato em dezembro de 2020, quando se empenhou para eleger o seu filho.
Próximo de completar dois anos no mandato, Kel se revelou um vereador cordial com as mais diferentes correntes da Câmara e segmentos sociais da comunidade, sempre solícito ao diálogo e entendimento. Este perfil foi fundamental para se tornar o personagem focal de alinhamento dos diferentes projetos políticos que circundam o ambiente da Câmara, pondo fim às contendas, após se tornar o escolhido, nesta quinta-feira, 15, para presidir o parlamento de Irecê, cidade estratégica no cenário político do Estado da Bahia, maior centro comercial e de prestação de serviços nas áreas de saúde e educação, principal cidade de um território de 20 municípios.