– Um dos graves problemas dos produtores rurais, principalmente irrigantes, era o fim da “dupla tarifa” nas contas de energia elétrica, onerando em mais de 30% os custos nas unidades produtivas. Saiba mais! –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Atendendo reivindicação de milhares de produtores, por meio de diversas articulações, como as que foram desenvolvidas pelo CODETER – Colegiado de Desenvolvimento Territorial, Copirecê e Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê – SINPRI, o deputado estadual Ricardo Rodrigues acaba de anunciar um grande feito, que vai contemplar produtores familiares irrigantes.
Trata-se do benefício no setor de energia elétrica, chamado de “dupla tarifa”, ou “tarifa verde”, por se tratar de um benefício destinado `produção agrícola, pela qual o produtor tem redução da incidência de até 30% sobre os custos de energia elétrica em suas atividades produtivas, como a irrigação noturna.
O presidente do SINPRI, João Gonçalves, comentou que a ação do deputado se revela da maior importância. “Primeiro que restabelece um benefício relevante para os produtores de alimentos, principalmente os irrigantes, depois, demonstra a importância da representação política comprometida com as nossas causas”, disse o dirigente sindical.
O deputado deu a notícia pelas suas redes sociais. Na conta do Instagram ele publicou uma cópia do ofício reivindicatório junto à Coelba e uma dele em reunião com representantes da empresa, quando foi batido o martelo.
Os produtores que eram contemplados pela “dupla tarifa”, antes da resolução da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, que tiveram o benefício suspenso por conta dos novos critérios da agência, agora poderão fazer um simples manifesto de autodeclaração à empresa, para ter sua propriedade reinclusa no benefício.