– Seguindo os talentos da terra, como Pablo Marques e Kina Rodrigues, os forrozeiros da “Cidade do São João” vararam a madrugada no embalo de Zé Neto & Cristiano e Cavaleiros do Forró. O show pirotécnico foi lindo, roubando a cena por alguns minutos –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Desde o final do mês de maio e por todos os dias do mês de junho, Irecê vive os festejos juninos. São diversos eventos particulares, nas escolas, nos bairros, nos povoados, celebrando o santo casamenteiro, Santo Antonio, passando pelo São João e terminando na Boa Vista, com o São Pedro. Mas é no estádio Joviniano Dourado Lopes, conectado com a Praça Chico Mendes, que se concentram as principais atrações do São João, com a Vila Caraíbas, o Barracão Zé Bigode e os palcos que se alternam para as grandes atrações dos festejos. Tudo isso, depois do desfile de carroças, festival gastronômico junino, concurso de quadrilhas, eventos que contagiam a todos.
Este ano, foi ampliado o espaço para os artistas locais mais requisitados pelo público, como Eduardo Dourado, Claudinho do Acordeon, Alan Junior, Pablo Marques, Wânia e Kina Rodrigues, dentre outros que serão divulgados ao longo da cobertura.
O que ocorreu no segundo dia de festa?
Com uma carreira consolidada na Região de Irecê, Pablo Marques foi a primeira atração a subir ao palco sagrado da Cidade do São João, na noite desta quinta-feira (22). “Vou cantar o que o povo quer ouvir”, anunciou o veterano artista, cujo repertório mais parece um mosaico sonoro. Em plena forma, Pablo cantou sofrência, vaquejada, piseiro e outros ritmos que fazem a cabeça da galera. Mas, como não poderia faltar, o Pé de Serra exerceu o seu protagonismo e teve até homenagem ao mestre Gonzagão com a execução do clássico Forró no Escuro. “O candeeiro se apagou. O sanfoneiro cochilou. A sanfona não parou. E o forró continuou”. Anariê!
No clima da festa, Kina Rodrigues transformou o circuito mais bonito e aconchegante do Brasil num imenso arraiá. Sanfoneiro talentoso, ele abriu o segundo show com um bloco de arrasta-pé, baião, xaxado e galope. Misturando elementos tradicionais da música nordestina, como triângulo e zabumba, com baixo, guitarra e congas, a banda de apoio conseguiu criar novos arranjos para canções do Trio Nordestino, Flávio José, Dorginal Dantas, Dominguinhos e Alceu Valença, por exemplo. Natural de Irecê, Kina Rodrigues tocou diante de uma plateia formada por amigos, familiares e conterrâneos. Visivelmente emocionado, ele agradeceu à Gestão Municipal pela homenagem ao seu pai, o professor Jorge Rodrigues, fundador do São João de Irecê. Este ano, a Prefeitura organizou uma exposição histórica no Memorial da Cidade do São João e batizou um dos palcos do circuito com o nome do professor falecido, mas jamais esquecido.
Logo na sequência, a Banda Donas do Bar fez a estreia no Melhor São João do Mundo. Formada pelas irmãs Cláudia, Rose e Gleice Souza, a banda de Caetité (BA) vem se destacando no universo sertanejo. Com referências como Henrique e Juliano, Maiara e Maraísa e Marília Mendonça, as meninas tocam, cantam e encantam… Só não tire conclusões precipitadas! O repertório vai muito além do modismo: tem sertanejo raiz, forró eletrônico e até composições autorais. Mais do que Donas do Bar, aqui em Irecê, elas mostraram que estão destinas a brilhar! Então, um brinde as novas estrelas da Bahia, essa terra fértil e iluminada!
Expectativa e Suspense
Momento bastante aguardado, a apresentação de Zé Neto & Cristiano foi antecipada por um show pirotécnico, aumentando o clima de expectativa e suspense… Antes mesmo da dupla sertaneja pisar no palco, a multidão já estava em êxtase. Foi possível ouvir os gritos até nas cidades vizinhas! Quando eles começaram a cantar “Oi Balde”, de repente o coro aumentou ainda mais o volume. “Desculpa a cara de pau, mas deu saudade. Eu te chutei quando a raiva tava no auge. Eu fui um trouxa, a gente sabe”. Com o setlist formado, predominantemente, por músicas dos discos Escolhas Volume 1 e 2, Zé Neto & Cristiano “brindaram” o público com “Pátio do Posto”, “Me Bloqueia”, “Ressaca de Ontem”, “Se Eu Chorar” e “Uai”.
Mas, ao longo de quase duas horas, não faltou nenhum sucesso da carreira, que teve início em 2011, de forma tímida, na cidade de São José do Rio Preto. Hoje, astros do show business com DVD gravado nos Estados Unidos, eles possuem quase 30 milhões de seguidores no Instagram e YouTube. Do interior de São Paulo para o mundo! A segunda noite do São João de Irecê só foi encerrada após as performances de Cavaleiros do Forró e Thaylane Feitosa, que só parou de cantar quando o Trator do Forró já se preparava para o Arrastão.
GALEIRA DE FOTOS/Fotos: Ascom/PMI