– Com uma programação bastante eclética, buscando contemplar todos os gostos de um grande vento, a festança de São João em Irecê segue feliz, com muita animação, organização, público, serviços e segurança –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Já no terceiro dia de evento, os festejos de São João seguem agradando à maioria do público. Com programação recheada de artistas que fazem sucesso no circuito nacional, os festejos contemplam também os principais nomes do cenário regional. Tanto na grade dos palcos centrais, como no palco do “’Barracão Zé Bigode’.
O conforto do espaço, as áreas de serviços de bebidas e alimentação, segurança e primeiros socorros, tudo funcionando muito bem. E o mais importante: os serviços de segurança e primeiros socorros, ainda sem registros relevantes, o que é um excelente resultado, considerando a magnitude do evento.
Forró raiz
Nesta sexta-feira, 23, depois de momentos inesquecíveis no Barracão Zé Bigode, com direito a túnel do tempo com Renato e Seus Blue Caps e o prefeito Elmo Vaz cantando e tocando violão no show de Luanzinho, Felippe Rodrigues foi a primeira estrela a iluminar o palco principal da Cidade do São João. Sanfoneiro raiz, ele puxou o fole e esquentou o público com clássicos do Forró. Muito identificado com a Cultura Nordestina, Felippe foi um dos destaques da expedição patrocinada pelo Governo da Bahia que percorreu quatro Estados do Brasil para divulgar o melhor São João do Mundo.
Com o circuito lotado, Santana, o Cantador, foi a segunda atração a agitar o arraiá em Irecê. Descendente de uma família de artistas, Santana está na estrada desde a década de 1980, quando começou a excursionar com Luiz Gonzaga e se tornou amigo do Rei do Baião. Numa atitude carregada de simbologia, o cantador Cearense abriu a apresentação com o hino Tareco e Mariola, do mestre Flávio José, que recentemente foi envolvido numa polêmica em Campina Grande e se tornou pivô da discussão nacional sobre o espaço do forró nos eventos patrocinados pelo poder público no período junino. Na sequência, teve duas de Fagner: Jardim dos Animais e Lembrança de Um Beijo. Aí Não tem conversa, nem cachaça que dê jeito! Também não faltaram autorais, como Jeito Cativo, Santo Fingido, Me Dá Meu Coração, Ana Maria e Tamborete de Forró. São João de Irecê é a cara da riqueza!
Diga ao povo que fico
Depois de percorrer o país com a Turnê Vem Doce, Vanessa da Mata desembarcou, pela primeira vez, em Irecê. Em grande estilo, a nova musa da MPB fez a estreia no Melhor São João do Mundo. E foi bonito demais, tão lindo quanto a vencedora do Grammy Latino! Bem à vontade, era como se ela estivesse em casa. A performance teve início com os sucessos “Não Me Deixe Só” e “Só Você e Eu”. “Amor se for por seu carinho. Se for por seus beijinhos. Diga ao povo que fico”. E o baile seguiu com os hits da Música Brasileira “Comentário a Respeito de John” e “Um Dia de Domingo”, de Belchior e Michael Sullivan, respectivamente. Então, o forró comeu no centro com “Sabiá”, “Amarga Que Nem Jiló”, “A Vida Do Viajante” e “Lamento Sertanejo”. Numa total sinergia, enquanto Vanessa da Mata desfilava pelo palco, os seus fãs não contiveram as emoções e ovacionaram a artista, especialmente quando ela cantou “Vermelho” “Ai Ai Ai” e “Boa Sorte”, gravação com o astro norte-americano Ben Harper. Falling, falling, falling… Falling into the night!
Artistas locais envolveram a multidão até o raiar do dia
A festa invadiu a madrugada com Túlio Milionário, Wânia e Sela Vaqueira. Neste sábado (24), o “furdunço” começa, por volta das 13h, no Barracão Zé Bigode, com Mesa Virada, Forró A Lenha, Vitinho Do Forró, Jack God, Aladin, Beto Barbosa e Jeff Lisboa.
Ainda no Palco Principal, “o bicho vai pegar” ao som de João Vitor, Jhonny Santana, Kravo e Kanela, Luiz Caldas, Klessinha, Emanoela Gomes e Márcia Felipe.
*Edição: da redação do Cultura&Realidade, a partir de texto base e fotos da Ascom/PMI
GALERIA DE FOTOS DA SEXTA-FEIRA, 23 – ASCOM/PMI