– “Vamos ajudar a jovem Inês a viver”. Com este chamado a assistente social Lindaci Gonçalves lançou nas redes sociais e em um grupo WathsApp, campanha para arrecadação de recursos para o tratamento de um câncer que ameaça a vida da jovem Inês Lima dos Santos, de 17 anos. Segundo o texto, uma suposta negligência dos serviços do TFD-Tratamento Fora do domicílio de Irecê, teria agravado o estado de saúde da paciente. Assistente social do TFD nega –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O texto base da campanha que está sensibilizando muitas pessoas a fazerem doação em dinheiro, por meio de pix direto na conta da paciente, relata basicamente a situação de Inês.
“Esta é INÊS LIMA DOS SANTOS, 17 anos (exibe a foto) residente na Rua São Francisco, 366, Irece-Bahia. Inês, aos 5 anos de idade começou sentir muita dor de cabeça. Depois de muitas idas e vindas ao médico, descobriu que tinha um tumor e que precisava operar para garantir sua vida. Aos nove anos fez a primeira cirurgia retirando todo o tumor, foi bem sucedida. Porém ela perdeu a visão. Inês, nunca, em momento algum, se deixou abater. Concluiu o 2º grau, fez curso de informática e estava sonhando em entrar para o curso de Direito (quero fazer direito para defender pessoas pobres) diz Inês. Quanto ao tratamento de saúde, Inês e sua Avó não suportava mais suas idas e vindas em São Paulo. Pediu transferência para Salvador, a documentação ficou 2 anos no TFD/Irece, não obtendo qualquer auxilio e tendo sua saúde agravada por conta das injeções que deveria ter tomado e parou por falta de atendimento. MAIS uma vez a família juntou o pouco que tinha e fez uma ressonância e veio o diagnóstico: um novo tumor, mais invasivo. Ela precisa retornar a São Paulo para o seu Neurocirurgião com Urgência e NÓS podemos ajudar Inês com qualquer tipo de contribuição. Vamos ajudar Inês a viver, por favor!”
O site Cultura&Realidade procurou a coordenadora do TFD, Izania Matos, que encaminhou o assunto para Carla Reis, assistente social do TFD, que, por telefone e WathsApp, disse que “as viagens para Salvador de Inês são marcadas conforme apresentação de aprazamento. Em 8 de novembro de 2019 foi agendado retorno com endócrino pediatra para o dia 8 de maio de 2020”, informou, acrescentando que a narrativa de que Inês não viajou porque o TFD cancelou a viagem, não é verdadeira, pois, “mesmo com a pandemia o TFD manteve as viagens. O que foi suspenso foram os atendimentos ambulatoriais nos hospitais, priorizando os casos graves”, esclarece Carla.
Sobre a remarcação ela informou que foi encaminhado “o aprazamento para marcar nova data, mas às vezes que a servidora municipal responsável esteve no hospital, informaram que ainda não estavam marcando o retorno e que, diante dos impasses, disponibilizou vaga no ônibus que faz o transporte de clientes do TFD, com direito a alimentação, hospedagem e serviços de logísticas para os familiares acelerarem a marcação junto ao Hospital das Clínicas. A viagem está programada para a manhã desta quinta-feira, 2.
SERVIÇO
Para quem quiser contribuir, o pix de Inês é o seu próprio e-mail:
lima.santos102031@gmail.com