– Cerca de 104 trabalhos estão sendo apresentados durante os dias da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, mostrando a força da pesquisa que é realizada no IFBA em Irecê, com foco na promoção de hábitos por uma sociedade mais justa, por meio dos conceitos da sustentabilidade –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade, por Juliano Carmo*
Desde terça-feira, 17, o campus do IFBA em Irecê é palco da 13ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que este ano traz o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, vai até o dia 20 de outubro e está alinhado com o calendário da SNC&T – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, voltada para fomentar o compartilhamento de conhecimento e interação das instituições com a sociedade local, com vistas a ampliação das ações extensivas e busca integrar a comunidade às novas tecnologias, além da inserção social.
Ainda segundo o docente, que é Engenheiro Químico, Doutor em Engenharia Industrial e Coordenador de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do IFBA, “o evento se dispõe à promoção de hábitos por uma sociedade mais justa e igualitária. Os participantes são incentivados a abraçar o inexplorado, questionar o estabelecido e ser agentes de mudança positiva”, ressaltou.
Na programação, há palestras, oficinas, mesas redondas, debates abertos, apresentação de trabalhos acadêmicos, apresentações culturais e a possibilidade de conhecer estudantes, professores e professoras e profissionais ligados a ciência e tecnologia.
“Nossa comunidade acadêmica, apesar dos desafios, está moldando o futuro. A 13ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do IFBA Irecê é mais do que um evento; é uma celebração do conhecimento, da superação de desafios, da criatividade e da paixão pela ciência”, enfatizou Carneiro, entusiasmado.
Ele ressalta que os participantes não saem do evento apenas com novas habilidades e conhecimentos, mas também com uma visão renovada e esperança de um futuro mais justo e sustentável. “Esta semana de ciência e inovação será lembrada como um marco na busca contínua por um futuro melhor, onde a educação e a tecnologia são as forças motrizes da mudança”.
(*) Jornalista multimeios
GALERIA DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO/Fotos: Divulgação/IFBA Irecê