– A Comissão Organizadora do ‘1º Festival de Forró’ de Irecê, que seria realizado neste sábado, 8, na AABB, foi adiado por conta da previsão de chuvas, reforçado pelo ciclo gripal. A nova data prevista é 15, próximo sábado –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Nestes tempos pandêmicos, as pessoas tem uma ansiedade a mais: em que momento vai conseguir participar de um furdunço. E não é qualquer furdunço, tem de ser um encontro de artistas que unam a sanfona, o triângulo e o zabumba, com aquela turma que arrasta o pé e deixa o suor regar o espinhaço, até onde muda de nome. Nem que para isso tenha que amassar o barro, nos dias de chuva e em espaços sem pavimentação.
Os encontros de sanfoneiros deixaram, durante a pandemia, uma legião de órfãos do forró pé de serra que não esperam a hora de matar a saudade.
Em vídeo que está circulando por aplicativos, Claudinho do Acordeon informou que além das chuvas, o ciclo gripal foi decisivo para o adiamento. “Por motivo bom, as chuvas, não vamos poder realizar o nosso festival de forró. Mas ‘peraí’, não foi cancelado, mas apenas adiado. Tem também esta questão da gripe é bom fazer festa com todo mundo ‘são’. Forrozeiro não gosta de dançar gripado, não é mesmo? Mas tá pertinho, vamos fazer a semana que vem, dia 15”, pontuou o artista.
Leo Vasconcelos, membro da Comissão Organizadora, disse que o festival está pronto, mas que “muitos forrozeiros ligaram, manifestando situação gripal e sugerindo adiamento. Estamos atendendo todas as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, conforme decretos estadual e municipal, porém, por uma questão de bom senso, frente ao contexto apresentado, decidimos adiar o nosso festival, com previsão de realizar no próximo dia 15. Vamos confirmar no meio da próxima semana”, concluiu.