– A menção do pedetista Felix Mendonça, indicando Ângelo Dourado como provável pré-candidato a vice-governador na chapa de ACM Neto, repercute nos meios de comunicação do estado e no tabuleiro da política local –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Repercutiu em toda a Bahia, no início desta semana, o manifesto do presidente do PDT baiano, deputado federal Felix Júnior, que durante entrevista à emissora de rádio Caraíbas FM, no último final de semana, anunciou a indicação do nome de Ângelo Dourado, como pré-candidato a vice-governador na chapa liderada por ACM Neto, ex-prefeito de Salvador.
Além dos meios de comunicação da região de Irecê, o jornal A Tarde e os portais Política Livre, Bahia Econômica e Bocão News, dentre outros, destacaram a fala do deputado. “Ângelo tem a aceitação de vários prefeitos, prefeitas e lideranças da região. É um nome leve e forte, cotado, inclusive, para ser o próximo prefeito de Irecê. Seria uma força a mais na chapa de Neto, representando o sertão da Bahia. E será mais um quadro que iremos sugerir ao ex-prefeito de Salvador para complementar a chapa”, declarou Félix.
Ângelo Dourado, lisonjeado com o fato político, deverá se reunir com ACM Neto nas próximas semanas. O empresário afirmou, em conversa com Félix, que está disposto a aceitar o desafio. “Estou pronto para conversar e contribuir com o meu estado e a minha região”, frisou.
Antes, a região foi destaque por dispor, ao mesmo tempo, a partir de 1º de janeiro de 1995, cinco deputados estaduais: Nobelino Dourado Filho, Reinaldo Braga, Henrique Sampaio, Jailton França e Paulo Renato. E poderia se dizer, seis, uma vez que Edigar Dourado, de Morro do Chapéu, também foi deputado estadual naquele ano.
Depois destes dois contextos, a região de Irecê nunca mais teve as mesmas lembranças na pauta do cenário político estadual.
LEGADO
Ângelo Dourado tem 42 anos, estudou em Salvador, no Colégio Anchieta e em seguida cursou Direito na Universidade Salvador, onde se formou em 2002, tendo atuado na profissão até 2013. Desde o ano de 2009, ele assumiu os destinos do Grupo Caraíbas de Comunicação, ao lado da sua mãe, Maria Ângela Falcão Fontes, após o falecimento do seu pai, o ex-deputado estadual Nobelino Dourado. Ele tem uma irmã, caçula, a Procuradora Federal Amanda Fontes Dourado.
Oriundo de tradicional família de Irecê, Ângelo recoloca o legado político da mesma, de volta ao centro do grupo político agora liderado por ACM Neto. Além do seu pai, que foi deputado por três mandatos, fiel seguidor do velho Antonio Carlos Magalhães, o seu avô e ex-prefeito de Irecê, no período de janeiro de 1967 a janeiro de 1971, Nobelino Moitinho Dourado também foi leal escudeiro do lendário ACM.
Agora, a terceira geração das famílias ACM e Nobelino Dourado, se reencontram. No momento, para tratativas visando as eleições de 2022, mas, de antemão, como resultado factual da fala do dirigente do PDT, o nome de Ângelo Dourado entra em definitivo na lista dos prefeitáveis de Irecê, para as eleições de 2024.