– Agricultores e agricultoras que atuam na produção de alimentos orgânicos (sem uso de veneno) no Território de Irecê deram um importante passo para avançar na comercialização dos seus produtos –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Produtores e produtoras de alimentos orgânicos do Território de Irecê, constituíram aquele que poderá ser o maior empreendimento cooperativista do segmento, na Bahia. A Cooperativa Raízes do Sertão é mais uma etapa do processo de organização da cadeia produtiva de alimentos orgânicos, movimento consolidado pelas ações do grupo que compõe o Núcleo Raízes do Sertão, criado para fortalecer as atividades de produção, organização e comercialização de base agroecológica.
A assembleia foi coordenada pelo produtor orgânico Pascoal Martins (ex-vereador de Irecê) integrante do Núcleo Raízes e membro da Comissão Eleitoral. A abertura dos trabalhos contou com participação de representantes da Companhia de Ação Rural (CAR), José Ângelo Dourado; do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Cleiton Gonçalves, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Mauro Viana e Jailson Cedraz; Associação Raízes do Sertão, Antônio Barbosa e Núcleo Raízes do Sertão, Fabiano Novaes.
Mantendo os princípios da construção harmônica, cooperativa e solidária, havia apenas uma chapa inscrita, que foi eleita à unanimidade por homologação. A cooperativa será presidida pelo agricultor Aemerson Barbosa, com a agricultora Evanei da Silva Martins, na diretoria financeira e Márcio Moura, diretor comercial. O Conselho Fiscal ficou constituído pelas agricultoras Paula Silva e Dina Carneiro e os agricultores Arnou Dourado, Daniel Matias, Aroldo Santana e Adenilton Nunes.
Em sua fala de posse, Aemerson Barbosa ressaltou que a cooperativa tem possibilidade de se tornar a maior cooperativa de produtores de base agroecológica na Bahia, “porque possui uma base consolidada, com volume e diversidade de produtos para serem comercializados em diversos mercados”, potuou.
A fundação da cooperativa é um passo estratégico para a consolidação do Núcleo Raízes do Sertão, visto que a cooperativa irá melhorar a gestão e organização da produção desses grupos para a comercialização, fato que vai beneficiar produtores e consumidores.
GALERIA DE FOTOS DA ASSEMBLEIA