– “O mandato do deputado estadual Ricardo Rodrigues tem ganhado notoriedade pela resposta rápida e efetiva às demandas da população”. A fala é do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê, João Gonçalves –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Nesta quarta-feira, 29, o deputado estadual Ricardo Rodrigues anunciou quatro ações de interesse direto do setor rural da região de Irecê. Reabertura do escritório do Inema em Irecê, dilação do prazo do benefício da dupla tarifa, celeridade e desburocratização da emissão de outorga d’água e redução ao perímetro urbano de Lapão de Portaria do Ingá, ainda do ano 2009, cujo efeito foi apenas de causar prejuízos aos agricultores familiares do perímetro do “Rio Juá”, por 14 anos.
“O coração bate onde os pés pisam”, com esta frase o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê, João Gonçalves emitiu mensagem de agradecimento ao mandato do deputado.
“Mais de 90% dos produtores da região de Irecê desejam a regularização das suas atividades, como licenciamento ambiental e outorga d’água. Nos ciclos 2022 e 2023, estamos assistindo mais de 3.000 famílias produtoras, beneficiando mais de 12.000 pessoas com Assistência Técnica e Gerencial, cursos de formação e fomento ao desenvolvimento social e econômico, e é a primeira vez que temos um deputado vestindo de fato a camisa dos produtores”, afirma Gonçalves.
João Gonçalves foi relator, ao lado de Edimário Machado, Coordenador do CODETER, da “Carta de Irecê”, de iniciativa de várias entidades e secretarias de agricultura da região, onde se apresenta várias demandas de interesse do Território de Ireccê.
O anúncio da consolidação das ações ocorreu durante audiência realizada na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com a presença da diretora-geral Maria Amélia e do secretário estadual de Meio Ambiente em exercício, André Ferraro, Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e dos deputados estaduais das comissões de Agricultura e Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Durante o encontro foram anunciadas importantes ações que trarão benefícios aos agricultores.
Por fim, o Inema assegurou a revogação da restrição imposta pela portaria do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), que anteriormente proibia a irrigação na base do rio Juá. Essa medida, que limitava a irrigação regular e a concessão da outorga d’água, será aplicada apenas na área urbana, libertando a zona rural dessas restrições.