– A evolução da produtividade da bovinocultura de leite na região de Irecê, seus desafios e perspectivas, foram motivos de Dia de Campo e Seminário realizados com estudantes da FAI e do Cetep –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
“Estimular os diferentes pensares da pesquisa e extensão, nas áreas da agroecologia, agricultura e pecuária regenerativas, agricultura familiar, cooperativismo e ciências da administração e todas as cadeias envolvidas, foi o principal objetivo do Dia de Campo e deste Seminário”, esclareceu João Gonçalves, presidente do Sinpri – Sindicato dos Produtores rurais da Região de Irecê, em palestra concedida durante evento realizado no auditório da FAI – Faculdade de Irecê, nesta sexta-feira, 29.
O evento que contou com aproximadamente 200 estudantes de agropecuária e agronegócio do CETEP, medicina veterinária, agronomia e administração da FAI, ocorreu como resultado de parcerias entre o Sinpri, Senar-BA, Prefeitura de Irecê, FAI, Cetep e Banco do Nordeste e foi aberto em ato que contou com as falas dos representantes da FAI, professor Toquato Neto, coordenadora do Senar-BA no Território de Irecê, Leyla Neves e do agrônomo Edson Fábio, representando o Cetep/Irecê, que justificaram a importância das parcerias.
O SEMINÁRIO
O primeiro painel no seminário, foi apresentado pelos acadêmicos do curso de agronomia da FAI, que expuseram seus respectivos olhares sobre as unidades produtivas visitadas por ocasião do Dia de Campo, ocorrido sexta-feira, dia 22, quando uma comitiva liderada pelo Sinpri/Senar-BA, levou os estudantes até às propriedades de Odair José e Juvenal Dias, respectivamente nas comunidades de Pitial e Baraúna, no município de São Gabriel e Gilvan Pires, em Aguada Nova.
Nas visitas aos espaços produtivos, os visitantes conheceram estruturas simples mas operacionais, que adotaram o método de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-BA, permitindo melhorias substanciais no manejo do rebanho, desde a nutrição, sanidade, higiene, conforto, genética, ordenha, reserva alimentar estratégica e processamento e, especialmente, os resultados sociais e econômicos que favorecem as famílias envolvidas, com ampla redução dos impactos ambientais.
Ainda no seminário, João Gonçalves apresentou uma breve atualização do contexto da pecuária leiteira do Território de Irecê, com indicadores coletados em diagnóstico feito nas unidades produtivas dos cooperados da Cooagri – Cooperativa Agropecuária da Região de Irecê. Segundo os dados, a pecuária leiteria da região deverá ampliar exponencialmente a produtividade e a produção nos próximos três anos, o que vai exigir a solução de alguns desafios como a mão de obra especializada em diferentes áreas da cadeia produtiva, estrutura e equipamentos.
O painel 3 foi dirigido pela consultora do Senar-BA, a médica veterinária Daiane Carvalho, que apresentou aspectos dos desafios técnicos para o bom desempenho da bovinocultura de leite, destacando especialmente o planejamento, a nutrição, reserva alimentar estratégica, sanidade, genética, estruturas apropriadas do ponto de vista da rotina de manejo e segurança alimentar e nutricional do rebanho.
A superintendência do Banco do Nordeste foi representada por Luis Henrique Barbosa dos Santos, agente de desenvolvimento e coordenador da Célula de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, que falou sobre cases de sucesso no âmbito dos métodos do Prodeter – Programa de Desenvolvimento Territorial, que já aprovou o PAT – Plano de Ação Territorial da bovinocultura de leite do Território de Irecê, com foco na Cooagri.
Em sua explanação ele reforçou a tese do fortalecimento da governança como meio de construir políticas públicas mais exequíveis, contribuindo com a celeridade dos investimentos que favoreçam ao desenvolvimento socioeconômico e assim, a geração de emprego, renda e qualidade de vida.
QUER SABE MAIS SOBRE O ASSUNTO? LEIA A CRÍTICA DOS PARTICIPANTES
Evellyn Vilela, estudante de Agronegócio, e Pedro Vinícius, estudante de Administração, ambos do Cetep de Irecê, são amigos e participaram juntos do evento. Eles falaram à reportagem sobre a importância do evento em sua formação. De acordo com Evellyn, “se a gente planeja trabalhar em uma propriedade, não basta só a gente saber se o solo está bom ou não, porque naquela propriedade, não vai ter só plantas para cuidar. Vai ter animais também. Então, é muito importante a gente saber tratar aquele animal e saber qual a necessidade daquela propriedade”, pontuou. Já Pedro Vinícius disse “eu vim pro evento para saber mais sobre a Bovinocultura de Leite e também para aplicar a Administração na área da Agropecuária”.
O professor e coordenador do Curso de Engenharia Agronômica da FAI Torquato Neto pontuou que “a visita de campo e este seminário servem de exemplo para motivar nossos alunos, os alunos do Cetep e de outras instituições a começar a utilizar técnicas adequadas para adquirir êxito na produção leiteira da nossa região, aumentando nossa produção que já é significativa, chegando a um patamar de excelência na região Nordeste”.
Estudante do oitavo semestre de Engenharia Agronômica da FAI, Pablo falou que “é prazeroso ver um evento como este em Irecê sobre a cultura do leite e é importante para aprender cada vez mais”.
Edmond Andrade, também estudante de Engenharia Agronômica, disse que esse tipo de seminário enriquece muito a microrregião de Irecê, tanto estudantes quanto professores. “É sempre bom me atualizar todos os anos, saber os cuidados do manejo tanto da parte do animal, quanto da parte do solo”, pontuou o estudante do sexto semestre.
Edson Fábio, professor do curso de Agronegócio do Cetep frisou que este tipo de evento é importante porque ajuda os estudantes a abrir os horizontes para as cadeiras produtivas que existem aqui na região de Irecê, como este tema da Bovinocultura de Leite. “A gente tem uma quantidade enorme de produtores que produzem o leite e seus derivados como o queijo e iogurte, então para estes estudantes é extremamente importante para ampliar seus conhecimentos, fazer contatos e interagir com outros alunos de áreas correlatas”.
Co-editoria: Juliano do Carmo, jornalista multimeio
GALERIA DE FOTOS