– Pelos critérios do programa, as pessoas contempladas devem ter entre 40 a 69 anos, não devem ter realizado mamografia recente (menos de 01 ano) e nem cirurgias de mama –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Na manhã desta segunda-feira, dia 14, fruto de parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, foi iniciado o projeto Saúde sem Fronteiras, que vai beneficiar 2500 mulheres de Irecê com a realização de mamografias. A partir desta segunda, até o dia 03 de julho, o consultório móvel vai ficar estacionado na área externa do Projeto Rondon, na Av. Coronel Terêncio Dourado, Centro.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tarcila Miranda, Irecê tem o orgulho de ser a primeira cidade a receber o Saúde sem Fronteiras, que é dividido em três etapas: a primeira é a realização da mamografia, a segunda será a realização de ultrassonografia e punção para exames com alterações, a terceira fase é do tratamento (cirurgia, quimioterapia e radioterapia).
Em respeito aos critérios do programa, para realizar o exame inicial as mulheres devem ter entre 40 a 69 anos, não ter realizado mamografia recente (menos de 01 ano) e nem cirurgias de mama. O agendamento foi feito de forma prévia pelas equipes das unidades de Saúde do município. Nos três primeiros dias serão atendidas as moradoras da zona rural, que terão transporte dos povoados e distritos, seguindo a política de inclusão social e descentralização dos serviços de Saúde do Governo Elmo Vaz.
Com informações da Ascom/PMIrecê