– O 1º Encontro de Produtores de Leite resultou no encaminhamento para criação da cooperativa dos produtores de leite, que terá sua primeira assembleia no próximo dia 11 de maio –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Por iniciativa de um núcleo de produtores de leite da região de Irecê, com apoio do Sinpri – Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê, como base social do Sistema Faeb/CNA/Senar, ocorreu no último sábado, 23, encontro dos produtores de leite, acolhido pela Fazenda Aliança, de Osvalter Vilela, em Lapão. Veja ao final da matéria, a relação de parceiros, para a realização do evento.
O encontro seria um ato celebrativo de confraternização do grupo, que é organizado em um aplicativo de comunicação social. Porém, a programação ganhou outra dimensão. Além da confraternização, ocorreu uma mesa redonda, formada pela zootecnista Marcela Formiga, instrutora do SENAR, e pelos médicos veterinários Luiz Henrique, João Pedro e Marcelo Campos que falaram da importância sobre inseminação artificial, alimentação estratégica para períodos de longa estiagem, nutrição e mineralização do rebanho, além de informações sobre financiamento bancário, com a participação do gerente da Agência do Banco do Nordeste, com sede em Irecê, Hugo Ribeiro.
Mediada pelo presidente do Sindicato, João Gonçalves, a programação contou ainda com importantes depoimentos, a exemplo dos produtores Paulinho do Lageado, Magno Dourado, Odair de Pitial e Marcos Dourado, que ressaltaram as suas histórias na lida com a atividade leiteira. Paulinho falou das suas aventuras e resultados na atividade, sem auxílio da assistência técnica. Magno e Odair, destacaram a importância da assistência técnica do sistema Faeb/Senar, por meio do Sinpri.
Os secretários de agricultura de Lapão, Orestes Mariano, de João Dourado, Fábio Morais e de América Dourada, Agnaldo Silva, falaram da importância do encontro e da bovinocultura de leite para a economia da região, geração de emprego e promoção da qualidade de vida das famílias produtoras, bem como se colocaram à disposição das articulações para consolidar a organização da cadeia produtiva.
O encerramento da ‘Mesa Redonda’ se deu com as falas do prefeito de Lapão, Márcio Messias do ex-prefeito da cidade, Ricardo Rodrigues, que ratificaram o compromisso em contribuir com a cadeia leiteira.
O prefeito Márcio falou do compromisso do município. “Estamos prontos para investir na estrutura necessária, com a instalação de unidades resfriadores de leite, sede da cooperativa… o que precisar, conte com a gente”, afirmou.
Ricardo falou que o seu pai Osvalter Vilela começou a produzir leite aos 16 anos e ainda hoje, aos 86 anos, a sua Fazenda Aliança, que sediou o evento, ainda tem a produção de leite como uma das suas principais atividades. “São 70 anos que atuamos com esta cultura, portanto, contem comigo para a organização e desenvolvimento da cadeia produtiva”, concluiu.
Logo após foi servido almoço a todos os participantes, com apresentações culturais animadas pelo repertório romântico de Aliomar Rocha e muito forró com Claudinho do Acordeon e banda.
PRÓXIMO PASSO
Por intermédio de Ricardo Lordelo, produtor de leite em João Dourado, a Comissão Organizadora do encontro anunciou o encaminhamento da criação da cooperativa, elo estratégico para a cadeia leiteira. A assembleia está convocada para o dia 11 de maio, às 10h, no auditório do jornal Cultura&Realidade, na sede do complexo empresarial Executivo José Gonçalves.
A COMISSÃO
A comissão para o evento deste ano foi formada por Valterlânio Rodrigues, Washington Queiroz, Ricardo Lordelo, Eugênio Dourado, Vanessa Souza e João Gonçalves, pelo SINPRI.
PARCEIROS
Além das contribuições individuais dos produtores participantes, o evento teve o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê/Faeb/Senar, das prefeituras de Lapão, Presidente Dutra, Irecê, América Dourada, João Dourado e São Gabriel e do setor privado: Geocomercial, Casa das Rações Dourado, Central do Silo, Harpia, Irecê Rural, Terra Irrigação, Agrolibório, Eskinão Tratores, Casa dos Implementos, Pemagro, Profazenda e jornal Cultura&Realidade.