• INÍCIO
quinta-feira, setembro 4, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Como superar os traumas de um abuso sexual?

REDATOR by REDATOR
8 de abril de 2021
in PSICOLOGIA
0
Home MAEV
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

As estatísticas são preocupantes: 20% das mulheres são vítimas de abuso sexual, segundo a OMS. Como enfrentar as marcas deixadas por um trauma assim? O primeiro passo passa por pedir ajuda.

Pelo menos uma em cada cinco mulheres já foi vítima de abuso sexual, uma violência que deixa marcas profundas em quem a sofre. Os dados são da Organização Mundial da Saúde, que ainda afirma que metade das mulheres vítimas de abuso sexual conhece seu agressor.

O que vem depois é um misto de dor e culpa, que bloqueia a pessoa na hora de falar sobre o assunto, inclusive, em muitos casos, de denunciar o abuso sofrido. Como boa parte deles acontece na infância e adolescência, o medo de ser questionada, de que não acreditem na sua versão dos fatos, é paralisante.

É por isso que muitas mulheres somente conseguem assumir o abuso passados muitos anos. E durante esse tempo vão arrastando os traumas deixados pela violência sexual vivida. Segundo psicólogos especializados em casos de abusos sexuais, apesar de cada pessoa ter uma trajetória de vida distinta e suas particularidades no processo de convivência e superação da violência sofrida, é possível observar pontos em comum:

  • A pessoa evita contato físico, e pode preferir manter relações à distância, justamente por não se sentir confortável para falar sobre isso nem com as pessoas mais próximas, quanto mais com um companheiro sentimental.
  • Também é difícil que uma pessoa que foi abusada consiga associar o sexo ao prazer, apresentando dificuldades em sentir desejo e consequentemente desfrutar da relação sexual.
  • A pessoa tem dificuldade de voltar a confiar em alguém, o que pode provocar ansiedade, isolamento e pode ser a porta de entrada para uma depressão.
  • Muitas mulheres acabam desenvolvendo disfunções sexuais por causa do trauma, e em casos menos frequentes respondem com uma hiperssexualização.

Está claro que elaborar o trauma é um processo longo e difícil, mas é importante dissipar os medos, encontrar um ambiente de confiança para falar sobre o assunto e recomeçar o processo de reconstrução da individualidade.


Meios para lidar com o trauma

A psicoterapia é um grande aliado na hora de enfrentar o trauma deixado por um quadro de violência sexual. Falar sobre a experiência vivida é o que vai permitir deixar as lembranças traumáticas para trás, ressignificando memórias e possibilitando o empoderamento de sua vida.

Além disso, contar com uma rede de apoio (família e amigos) pode proporcionar o conforto emocional necessário para avançar no processo psicoterapêutico, sem se sentir pressionada. Aos poucos, conseguirá falar sobre os detalhes do ocorrido e como você se sentiu.

É importante reconhecer dificuldades, buscar suporte adequado evitando a tendência ao isolamento, saindo com os amigos, conhecendo gente nova e buscando atividades prazerosas que ajudam manter uma atitude positiva perante a vida.

Buscar um grupo de apoio para vítimas de abuso sexual também é recomendável. Escutar a experiência dos demais e como tratam de enfrentar as marcas deixadas pela violência fortalece, ajuda a dissipar o medo e reforça a sensação de não estar só.

Não sucumba à tentação de evitar relacionamentos, por medo de reviver as experiências traumáticas. É importante dar-se a oportunidade de receber carinho e encontrar o amor, de experimentar as (im)perfeições de dividir sua rotina com alguém.

Vale lembrar que, no processo de reconstrução como mulher, a masturbação tem um papel importante, pois ajuda a conhecer o próprio corpo e permite o contato com o prazer, sem culpa. Para muitas mulheres, a literatura erótica também pode ser uma ferramenta importante.

Por MundoPsicologos

Tags: Abusosdestaquepsicologia
Previous Post

Família enfrentou a pandemia com criatividade e já é mania dos consumidores

Next Post

CULTOS: STF decide que governadores e prefeitos tem autonomia para determinar

Next Post

CULTOS: STF decide que governadores e prefeitos tem autonomia para determinar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Murilo Franca autoriza requalificação de residências atingidas por fogo

Murilo Franca autoriza requalificação de residências atingidas por fogo

29 de agosto de 2025
Festival de Cinema da Chapada Diamantina

Festival de Cinema da Chapada Diamantina

27 de agosto de 2025
Divino Espírito Santo como patrimônio cultural e imaterial da Bahia

Divino Espírito Santo como patrimônio cultural e imaterial da Bahia

26 de agosto de 2025
Ireceense de 12 anos é campeã do ‘Pequenos Gênios’, da TV Globo

Ireceense de 12 anos é campeã do ‘Pequenos Gênios’, da TV Globo

25 de agosto de 2025
Preocupações com possível colapso hídrico na região de Irecê, reúne políticos

Preocupações com possível colapso hídrico na região de Irecê, reúne políticos

24 de agosto de 2025
Crise de água em Mirorós, novos debates sobre abastecimento na região

Crise de água em Mirorós, novos debates sobre abastecimento na região

22 de agosto de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade